Só Kylian Mbappé foi mais caro do que João Félix

Só Kylian Mbappé foi mais caro do que João Félix

Desporto

Só Kylian Mbappé foi mais caro do que João Félix

João Félix é o protagonista da segunda maior transferência de sempre a envolver um jogador com menos de 20 anos. No geral, ocupa o quinto lugar e tira Cristiano Ronaldo da lista.

Artigo de Bruno Seruca

18-06-2019

João Félix vai ser jogador do Atlético do Madrid. O Benfica recusou negociar aquela que era a joia da coroa e a nova pérola da formação encarnada. Por sua vez, o clube espanhol seduziu o jogador com um contrato de sete milhões de euros anuais livres de impostos. Face à intransigência de Luís Filipe Vieira, os madrilenos não tiveram outra opção que não fosse pagar 120 milhões de euros, o valor da cláusula de rescisão do jogador, para levar João Félix para a capital espanhola.

 

 

Este valor é um novo máximo no que diz respeito ao futebol português. Aliás, dobra mesmo os números da maior venda nacional. Em 2012, Hulk trocou o Porto pelo Zenit com o emblema russo a pagarem 60 milhões de euros pelo passe do jogador brasileiro. Se tivermos em conta a transferência de um jogador português, João Félix triplica os 40 milhões que o Inter pagou ao Sporting para contratar João Mário em 2016. Mas os números em torno de João Félix não se ficam pelo território nacional.

João Félix triplica o valor da maior venda de sempre de um jogador português

A nível mundial, apenas Kylian Mbappé foi mais caro do que o jogador português. E aqui estamos a ter em conta negócios que envolvam jogadores com menos de 20 anos. O internacional francês foi emprestado ao Paris Saint-Germain pelo Mónaco. Sendo que no final da época existia uma cláusula de compra obrigatória cifrada nos 180 milhões de euros. Na altura do negócio, a nova estrela do futebol francês tinha apenas 19 anos. A mesma idade com que João Félix chega a Madrid.

Leia ainda: Gelson Martins e mais 9 flops que o Atlético de Madrid veio buscar a Portugal

Esquecendo as idades, João Félix passa a ser a quinta transferência mais cara de sempre do futebol mundial. O jogador português é apenas superado por Dembélé (125 milhões), Philippe Coutinho (145 milhões), o já referido Mbappé e Neymar (222 milhões). O português faz também com que Cristiano Ronaldo deixe de estar no top 5 das transferências mais caras de sempre. O capitão da seleção nacional chegou esta época à Juventus numa transferência avaliada em 117 milhões de euros, passando assim a ocupar o sexto lugar da lista.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

18-06-2019



RELACIONADOS