Acabou a espera! É já nesta quinta-feira (29) que os potentes carros de Fórmula 1 vão estar em pista para a sessão de treinos livres do Grande Prémio do Bahrain, sendo que a primeira corrida da temporada está agendada para sábado (em vez de domingo). Com o circuito de volta, isto é tudo aquilo que precisa de saber em relação à nova temporada.
Leia ainda: Villeneuve recorda polémico acidente com Schumacher: “Foi a minha melhor jogada”
Luisinha Oliveira, a portuguesa que faz furor nas redes sociais
Uma coisa é certa: os fãs desejam que se viva uma daquelas temporadas em que o título é decidido na última corrida, algo que não acontece desde 2021. Não sabemos se isso irá acontecer, mas esta será a temporada mais longa de sempre. Sendo que este detalhe divide opiniões. Por exemplo, Verstappen já veio a público dizer que são “demasiadas” corridas. Algo que também é defendido por Lando Norris, que aponta para as 20 corridas como o ideal. Mas a verdade é que serão 24, que se dividem por 21 países, com Portugal a ficar de fora. Os Estados Unidos da América destacam-se como o país com mais corridas: Miami, Las Vegas e Texas. Só existe mais uma nação com mais do que uma corrida: Itália, com Imola e Monza. A nível de continentes, apenas África fica de fora do circuito.
Mais duas corridas de sprint
Nesta temporada passam a existir seis corridas de sprint. O que significa que existe mais dois circuitos a contar com este formato. Assim, China e Miami juntam-se aos Grandes Prémios dos Estados Unidos da América, Brasil e Qatar neste tipo de corrida. Mas existem mais novidades neste domínio. Na sexta-feira te m lugar a sessão única de treinos e a Sprint Shootout, que é a qualificação que define a grelha para a corrida de velocidade. O sábado começa com a sprint, seguindo-se a qualificação para a corrida de domingo.
Algo nunca antes visto a nível de pilotos
A temporada de 2024 arranca com algo nunca antes visto. É que são os mesmos pilotos que terminaram a temporada do ano passado que dão início a esta. Por isso, a nível de mudanças, a Alfa Romeo decidiu voltar ao nome Sauber, com o nome oficial a ser Stake F1 Team Kick Sauber. A Alpha Tauri mudou o nome para Visa Cash App RB. No que a diretores diz respeito, Gunther Steiner, da Haas, cede o lugar a Ayao Komatsu, antigo diretor de engenharia da equipa.
Polémicas marcam início de temporada
Existem algumas polémicas que estão a marcar o arranque de temporada. Christian Horner, diretor desportivo da Red Bull, que conta com sete mundiais de pilotos, foi processado por alegada conduta imprópria sobre uma funcionária. O desfecho do processo acabou com um dos principais rostos da Red Bull ilibado. Mas há mais! O novo nome da Alfa Romeo é controverso. Isto porque Stake é o nome de uma plataforma de apostar online que não tem licença para operar na Suíça. Em alguns países o nome da equipa será apenas Kick Sauber. Por sua vez, a Andretti teve a adesão à Fórmula 1 novamente negada. A Formula One Management defende que não existem provas de que a equipa iria acrescentar valor à competição.
Alterações nos carros
Quanto aos bólides, existem mudanças a ter em conta, como é o caso do budget cap, sistema de arrefecimento e pneus. Devido aos constrangimentos provocados por causa das altas temperaturas, foram tomadas medidas em relação ao sistema de arrefecimento dos cockpits. Deixa de vigorar a proibição do uso da manta de aquecimento dos pneus. Já o DRS, sistema de redução do arrasto, passa a poder ser ativado na segunda volta da corrida, em vez da terceira. Quanto ao budget cap, as equipas têm os custos limitados aos 124 milhões de euros, o mesmo valor da última temporada (que foi respeitado por todas). Que comecem as corridas!
Fotos: Shutterstock