Unai Emery, o papa taças que não apaixona adeptos

Unai Emery, o papa taças que não apaixona adeptos

Desporto

Unai Emery, o papa taças que não apaixona adeptos

Já conquistou três edições da Liga Europa, mas o treinador espanhol tarda em motrar potencial para outras conquistas.

Artigo de Bruno Seruca

29-05-2019

Arsenal e Chelsea defrontam-se hoje (29) na final da Liga Europa. E em dia de clássico inglês há um nome que se destaca. Unai Emery, treinador dos gunners, pode fazer história e tornar-se no técnico que conta com mais conquistas na competição. E aqui incluímos também a antiga Taça UEFA. Pois se tivermos em conta apenas a fase em que a prova passou a chamar-se Liga Europa, ninguém fez melhor do que o espanhol, de 47 anos.

Unai Emery conta com três conquistas na competição. O feito ganha especial destaque por ter sido sempre com o mesmo clube, Sevilha, e em épocas consecutivas: 2013/14, 2014/15 e 2015/16. Olhando para o historial da competição, que se disputa desde 1972, apenas Giovanni Trapattoni conseguiu conquistar a competição em três ocasiões. Duas com a Juventus e outra com o Inter. Existem depois diversos treinadores com duas conquistas, como é o caso do português José Mourinho, que levantou a taça na última época.

Junte-se a nós no Instagram

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Luana Torres, um avião que sabe pilotar helicópteros. Conheça e veja mais fotos em ? www.paraeles.pt ? #paraeles #fama #sexy #sensualidade #beauty #picoftheday #gorgeous #hot

Uma publicação partilhada por ParaEles (@paraelesofficial) a

O treinador do Arsenal pode destacar-se ainda mais hoje. Caso derrote o Chelsea, passará a contar com quatro Ligas Europa no currículo, algo de que nenhum treinador se pode gabar. E por falar em palmarés, o de Unai Emery deixa um pouco a desejar. Se por um lado parece talhado para taças, por outro não revela ser dado às maiores conquistas, que tanto adeptos como dirigentes ambicionam.

O único treinador “milionário” a perder o campeonato com o Paris Saint-Germain

É certo que Unai Emery já conquistou, além das referidas competições europeias, duas Taças de França, outras tantas Supertaças de França e uma Taça da Liga. Mas tarda em confirmar potencial para conquistas maiores. Por exemplo, nas últimas 6 épocas, o Paris Saint-Germain foi campeão em cinco. Só Unai Emery é que conseguiu perder um campeonato com os novos milionários do futebol europeu. Foi no ano em que o Mónaco de Leonardo Jardim conquistou a Ligue 1.

Leia ainda: Maurízio Sarri, o desafio inglês de quem não ganhou nada em 25 anos

Sem esquecer que o espanhol foi contratado a pensar na conquista da Liga dos Campeões, algo em que falhou. Sendo que aqui está ao mesmo nível dos últimos treinadores dos parisienses. No início desta época mudou-se para Inglaterra. Os adeptos do Arsenal viam em Unai Emery o homem certo para fazer com que os gunners se intrometessem na luta pelo título. Mas o melhor que o espanhol conseguiu foi um quinto lugar, “apenas” um lugar acima da classificação da equipa na última época. E caso seja derrotado na final da Liga Europa, ficará de fora da próxima edição da Liga dos Campeões.

Criticado por mulheres de jogadores

Recuando aos tempos passados em Paris, Unai Emery foi severamente criticado pela pouca qualidade da equipa. Até as mulheres dos jogadores chegaram a arrasar o treinador publicamente. “Esforço + trabalho extra + golos + assistências + melhor momento = banco. Depois são as mulheres que não percebem de futebol”, escreveu a mulher de Dí Maria. “Tática? Tática? O que é tática?”, perguntava a mulher de Thiago Silva.

Polémicas e críticas à parte, Unai Emery poderá fazer história. Para isso só terá de derrotar o Chelsea de Maurizio Sarri na final da Liga Europa. E se o espanhol é um verdadeiro papa taças, o italiano, de 60 anos, chega à final europeia sem nenhum troféu no palmarés.

Fotos: DR e reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

29-05-2019



RELACIONADOS