Moise Kean, o papa-recordes que Portugal derrotou e o trator que a Juventus não ofereceu ao pai

Moise Kean, o papa-recordes que Portugal derrotou e o trator que a Juventus não ofereceu ao pai

Desporto

Moise Kean, o papa-recordes que Portugal derrotou e o trator que a Juventus não ofereceu ao pai

Jovem avançado de 18 anos que tem Balotelli como ídolo brilhou na vitória com o Udinese, ao apontar dois golos no triunfo por 4-1.

Artigo de João Cidra

09-03-2019

Cristiano Ronaldo tem dominado quase por completo o espaço mediático na Juventus, mas por estes dias há outro futebolista da “vechia signora” a ocupar as primeiras páginas dos jornais. Falamos de Moise Kean, ponta de lança italiano de origem costa-marfinense Moise Kean. Com apenas 18 anos, aproveitou da melhor forma a titularidade frente à Udinese e marcou dois golos na vitória por 4-1.

Desconhecido para grande parte das pessoas, Moise Kean, filho de pais costa-marfinenses, nasceu em Itália e desde muito cedo que o futebol passou a ser a sua grande paixão. O seu primeiro clube foi o Asti e aos sete anos mudou-se para o Torino, tendo chegado à Juventus com dez.

Bateu três recordes

Moise Kean cumpriu o resto da sua formação nos “bianconeri”, com exceção da época passada. Esteve cedido ao Hellas Verona, mas sem ser muito utilizado (20 jogos, quatro golos). Em novembro de 2016 tinha-se tornado no primeiro jogador nascido em 2000 a participar num encontro a contar para um dos cinco principais campeonatos europeus (Juventus-Pescara, com 16 anos e oito meses). E também o primeiro a marcar um golo, com 17 anos e três meses.

Curiosamente, o adversário foi o Bolonha e o jogo também foi disputado no Renato Dall’Ara, tal como o seu golo de estreia como profissional. Foi ainda o primeiro a disputar um jogo da Liga dos Campeões, ao entrar aos 86 minutos no jogo com o Sevilha, com 16 anos e oito meses, três dias depois da tal estreia no campeonato italiano.

Alvo de cânticos racistas?

Nas última semanas, o racismo dos adeptos italianos para com jogadores adversários tem sido muito falado. A última vítima terá sido Moise Kean: de acordo com o jornal “Gazzetta dello Sport”, a claque do Bolonha imitou o som de macacos na direção do jovem avançado.

A claque do Bolonha negou. “Exigimos uma retratação imediata, pois essa acusação é infundada. O som de “boo” eram apenas vaias dirigidas à Juventus e aos seus adeptos”, garantiu a claque, em comunicado.

Balotelli é o ídolo de Moise Kean

Moise Kean está nas nuvens com a possibilidade de se treinar todos os dias com Cristiano Ronaldo. “Só o tinha visto na PlayStation. Melhorei muito ao trabalhar com ele. Ensinou-me muitas coisas, não só ele, mas outros campeões que temos no nosso plantel”, revelou.

No entanto, o grande ídolo do jovem avançado é outro. “Sempre adorei o Balotelli, mas atenção, apenas pelo que ele joga dentro de campo. Por vezes falamos e ele dá-me bons conselhos, porque ele não quer que passe pelas más experiências que ele viveu fora do campo”, sublinha.

“Juve” não comprou trator para o pai

O contrato de Moises Kean com a Juventus termina em 2020. Há pelo menos um ano e meio que o clube italiano tenta a renovação do mesmo, até agora sem sucesso. Isto quando se tem falado no interesse de clubes como Arsenal e Manchester City.

Em junho de 2017, um dos obstáculos para a renovação era o facto da Juventus não aceder a um inusitado pedido do pai do futebolista, Biorou Kean, que é agricultor. “Prometeram-me que quando a temporada acabasse iam-me arranjar um trator e equipamento agrícola. Preciso disso para a minha quinta na Costa do Marfim, pois tenho vários hectares de terra onde gostaria de começar a cultivar arroz e milho”, começou por referir, em entrevista ao jornal inglês “Daily Mail”.

No entanto, as coisas não correram como ele pretendia. “A Juventus disse-me que não havia problemas. Depois veio um advogado do clube dizer que a oferta já não podia ser concretizada. O meu pedido estava fora das possibilidades”, lamentou, deixando uma ameaça. “Quando o meu filho fizer 18 anos pode decidir o seu futuro e sair da Juventus a custo zero”. Esta história já tem mais de um ano e muito possivelmente não será esta situação que está a atrasar as negociações entre Moise Kean e a Juventus, mas a verdade é que o seu pai não chegou a receber o trator.

Itália ou Costa do Marfim?

Moise Kean é internacional italiano nas camadas jovens e foi a grande figura no último Campeonato da Europa de sub-19. A “squadra azzurra” chegou à final, mas foi derrotada por Portugal. O facto de ainda não ter disputado qualquer encontro como sénior por Itália torna-o elegível para a seleção costa-marfinense. Até ao momento, o jovem ponta de lança não expressou publicamente qual o seu desejo.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
João Cidra

09-03-2019



RELACIONADOS