Chelsea, o cemitério de avançados que custou 350 milhões nos últimos 16 anos

Chelsea, o cemitério de avançados que custou 350 milhões nos últimos 16 anos

Desporto

Chelsea, o cemitério de avançados que custou 350 milhões nos últimos 16 anos

O Chelsea tem sido um verdadeiro cemitério de avançados de renome desde que Abramovich comprou o clube. Só se escapou Drogba e Diego Costa. De que lado ficará Higuaín?

Artigo de Hugo Mesquita

24-01-2019

Gonzalo Higuaín é a mais recente bomba no mercado de inverno. Os rumores que ligavam o avançado argentino ao Chelsea confirmaram-se. Aos 31 anos, chega a Londres por empréstimo da Juventus até ao final da temporada. Isto depois de uma primeira meia época pouco conseguida ao serviço dos italianos do AC Milan. Os “blues” ficam com uma opção de compra de 36 milhões de euros.

Veja ainda: Em jornada com clássico, arrisque ganhar 540€ com esta aposta múltipla

Higuain é um velho conhecido de Maurizio Sarri. Foi sob o comando do treinador italiano que “Pepita” realizou a época mais prolífica da sua carreira. Na temporada 2015/16, a última no Nápoles, o avançado argentino marcou um total de 38 golos em apenas 42 jogos (foi o melhor marcador da Serie A com 36 tentos). Este rendimento valeu-lhe uma transferência milionária para a Juventus, a troco de 90 milhões de euros.

Esta dupla que tanto sucesso fez em Itália reúne-se agora em Londres. A pergunta que impera agora é se Higuain vai conseguir voltar a mostrar no Chelsea números semelhantes aos que mostrou no Nápoles. E também no Real Madrid e na Juventus. A meia época que realizou em Milão, no AC Milan, esteve longe de convencer, mas também convém sublinhar que o contexto vivido na equipa comanda por Gattuso não é o melhor.

Veja o vídeo de apresentação de Higuaín:

1,3 milhões por golo

Com Sarri, Higuain pode voltar aos grandes registos. Mas há um histórico (negro) no clube que se tem demonstrado muito difícil de ultrapassar. Desde que o clube foi comprado pelo russo Roman Abramovich, em 2003, que Stamford Bridge tem sido um autêntico cemitério de pontas de lança. Foram vários os grandes jogadores que vestiram a camisola dos “blues” que não conseguiram mostrar a veia goleadora. Apenas Diego Costa e Drogba conseguiram escapar a esta malapata e ambos foram contratados por José Mourinho. Aliás, ainda recentemente o treinador português revelou que quando pediu a contratação de Drogba, Abramovich não sabia de quem ele estava a falar.

Ao todo, não contando com os casos do brasileiro e do costa-marfinense, o clube investiu um total de 350,6 milhões de euros em 15 avançados.  Em 989 jogos marcaram apenas 273 golos – cada golo custou aos cofres do clube aproximadamente 1,3 milhões. Como termo de comparação, Drogba e Diego Costa marcaram pelo Chelsea 223 golos (apenas menos 50) em quase metade dos jogos – 501.

Morata e Giroud são os mais recentes fregueses desta lista, que conta ainda com outros nomes de relevo, como Fernando Torres e Shevchenko.

Percorra a galeria e conheça este elenco de luxo que não conseguiu render o esperado no Chelsea.

Dados: Transfermakt | Fotos: Reprodução Instagram e D.R.

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

24-01-2019



RELACIONADOS