Clint Capela, o suíço dos Houston Rockets que queria ser futebolista

Clint Capela, o suíço dos Houston Rockets que queria ser futebolista

Desporto

Clint Capela, o suíço dos Houston Rockets que queria ser futebolista

Muito do sucesso dos Houston Rockets tem sido creditado a James Harden, mas o jovem poste suíço de 23 anos também tem sabido dar conta do recado.

Artigo de Hugo Mesquita

08-05-2018

Ainda dizem que não existem contos de fada na vida real. James Harden tem sido a principal figura da boa época que estão a realizar os Houston Rockets e é, com naturalidade, apontado como o candidato mais bem posicionado para ser nomeado o MVP deste ano. Mas se o sucesso da época dos Cavaliers, por exemplo, está muito dependente da inspiração de LeBron James, o mesmo não poderá ser dito dos Rockets.

Em Houston há um nome que tem ganho cada vez mais importância no seio da equipa. Chama-se Clint Capela, de 2,08 m,  e tem, ainda que remotas, algumas ligações com Portugal. Não, não tem qualquer laço familiar com o árbitro João Capela (pelo menos, acreditamos que não) mas o pai nasceu em Angola, antiga colónia portuguesa, e a mãe na República Democrática do Congo. Mas foi em Genebra, na Suíça, que se estabeleceram, e onde nasceu Capela, a 18 de maio de 1994.

Foi precisamente na cidade suíça que o menino Capela começou a mostrar as qualidades para o basquetebol, ainda que a sua primeira paixão tenha sido o futebol. Aos 13 anos começou a fazer os primeiros cestos. “O meu irmão mais velho estava a começar a jogar [basquetebol] e perguntou-me se eu queria tentar”, disse o jovem, citado pelo site oficial da NBA.

E cedo começou a mostrar as suas qualidades, de tal modo que passados meros dois anos (quando tinha 15 anos) a Suíça tornou-se um país demasiado pequeno para ele, o que o levou a mudar-se para uma academia de basquetebol em França.

Objetivo é seguir as pisadas do ídolo

Seguiu os passos de Thabo Sefolosha, jogador suíço que faz carreira há vários anos na NBA (atualmente, joga nos Utah Jazz) e que é o ídolo de infância de Capela. Tal como o seu herói, o jovem jogador brilhou com as cores dos franceses do Élan Chalon. “Thabo era o meu ídolo! “, explicou. “Eu estava sempre a tentar fazer as coisas como ele. Eu olhava para o percurso dele, que foi da Suíça para a França e depois para a NBA, e eu tentava fazer a mesma coisa. Eu era tímido, foi difícil pedir-lhe conselhos, mas eu fi-lo”.

E conseguiu mesmo. Depois de ter sido considerado o melhor jogador jovem da EuroLeague, em 2014, o poste foi selecionado na segunda rodada do Draft da NBA desse ano pelos Houston Rockets, como a 25ª. escolha geral. Em 25 de julho, assina com os Rockets e, a 30 de março, marca os seus primeiros pontos na NBA.

Mas é esta temporada que está a mostrar todos os predicados que o levaram a ser escolhido no draft pelos Rockets. Os constantes “alley-oops” de grande qualidade têm feito as delícias dos fãs da equipa do Texas. Ao brilhantismo juntou os números – média de 15.4 pontos por jogo e de 13 em ressaltos – o que faz dele um dos principais responsáveis pela excelente campanha da equipa esta temporada.

Veja alguns dos melhores lances de Clint Capela.

 

 

Foto: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

08-05-2018



RELACIONADOS