Murillo, o reforço do FC Barcelona que nem a Valverde parece agradar

Murillo, o reforço do FC Barcelona que nem a Valverde parece agradar

Desporto

Murillo, o reforço do FC Barcelona que nem a Valverde parece agradar

Adeptos abriram a boca de espanto com a chegada de um jogador que não alinhava no Valência e o treinador dos catalães reconhece que o clube só optou pelo colombiano por ter pouco dinheiro.

Artigo de André Cruz Martins

28-12-2018

O defesa central colombiano Jeison Murillo, supreendente aquisição do FC Barcelona neste mercado de inverno, já causava polémica entre os adeptos “blaugrana” antes da sua apresentação. Em primeiro lugar, porque este futebolista de 26 anos, que chega por empréstimo com opção de compra de 25 milhões de euros, estava muito longe de ser um titular no Valência, tendo realizado apenas três partidas pelo clube “ché” na época em curso.

Namorado foi campeão no Benfica, mas ela é que é a sua maior conquista. Veja o vídeo:

Em segundo lugar, porque as redes sociais recuperaram uma foto de há alguns anos, em que aparecia com uma camisola do Real Madrid vestida. De imediato surgiram dezenas de comentários negativos de adeptos do clube catalão.

Valverde pouco entusiasmado com Murillo

Até Ernesto Valverde, treinador do FC Barcelona, reconhece que Murillo não é o reforço desejável, queixando-se da falta de recursos financeiros à disposição. “O clube tem limitações económicas e tivemos que nos ajustar a esse condicionalismo. Obviamente que ficámos com opções muito reduzidas por esse motivo”, reconheceu, acrescentando: ”Obviamente que se tivéssemos 100 milhões de euros para contratar um jogador, as coisas teriam sido diferentes”. E convém recordar que o novo reforço dos catalães é teoricamente inferior a Yerry Mina, pois é seu suplente na seleção colombiana. E foi Valverde quem dispensou Mina do FC Barcelona.

Subida a pulso

Jeison Murillo fez a formação no Deportivo Cali, do seu país natal e aos 18 anos já vivia a sua primeira aventura no estrangeiro, ao serviço da equipa de juniores dos espanhóis do Granada. Na época seguinte, foi emprestado a Cadiz, onde fez apenas um jogo na equipa principal, mas em 2012/13 assumiu-se como uma das figuras do Las Palmas, clube do segundo escalão.

Regressou ao Granada em 2013/14 para finalmente agarrar a titularidade e evoluindo ao ponto de assinar pelo Inter Millão em fevereiro de 2015, por 8 milhões de euros, mais um bónus de 2 milhões. Ficou no entanto estipulado que só se juntaria ao plantel dos “nerazzurri” no início da temporada seguinte.

Melhor período da carreira foi no Inter Milão

As duas épocas ao serviço do Inter Milão constituíram o melhor período da sua carreira, tendo sido titular indiscutível e somado 69 jogos oficiais. Em agosto de 2017, mudou-se para o Valência, tendo sido emprestado por duas épocas, com cláusula de compra obrigatória, por 12 milhões de euros, no início do terceiro ano de contrato. No entanto, como já foi referido, não foi nada feliz em Valência e antes dos escassos três jogos de utilização da corrente época, tinha feito apenas 17 encontros em 2017/18.

Já “expulsou” CR7 e Neymar

Apesar de quase não ter sido utilizado pelo Valência esta época, Murillo esteve em particular evidência na única partida que efetuou na Liga dos Campeões, diante da Juventus. Foi ao central colombiano que Cristiano Ronaldo puxou o cabelo, o que no entender do árbitro foi ação merecedora de cartão vermelho.

E na edição de 2015 da Copa América, depois de ter sido o autor do golo que valeu a vitória sobre o Brasil, por 1-0, envolveu-se em confusão com Neymar. O central encostou levemente a cabeça no camisola 10, que respondeu na mesma moeda, iniciando-se uma troca de empurrões entre elementos das duas equipas. Murillo e Neymar foram expulsos e a Conmebol baniu o brasileiro da competição, para além de o suspender por quatro jogos.

Duas graves lesões no eixo da defesa do Barça

No FC Barcelona, Jeison Murillo vai lutar pela titularidade com Gerad Piqué e Clément Lenglet, isto depois das lesões sofridas por Umtiti e Varmaelen, que os deixarão afastados dos relvados durante mais algumas semanas.

Depois da apresentação aos adeptos, no dia 27 de dezembro, o colombiano ainda tem uns dias para se ambientar à nova casa, até à possível estreia, a 6 de janeiro, na deslocação ao terreno do Getafe.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

28-12-2018



RELACIONADOS