Segredo para emagrecer pode estar numa bactéria

Segredo para emagrecer pode estar numa bactéria

Lifestyle

Segredo para emagrecer pode estar numa bactéria

Um grupo de cientistas chineses acredita ter encontrado a fórmula suprema para perder peso. O segredo está numa bactéria nos intestinos.

Artigo de Equipa Paraeles

18-02-2020

A confirmar-se, pode ser a descoberta do século. Um grupo de cientistas chinesas publicou um estudo que afirma que os tipos de bactérias presentes nos intestinos podem ajudar a emagrecer. O estudo, da Universidade de Xangai, foi publicado na revista científica Microbiology Ecology.

Leia ainda: Descubra se o sushi é, ou não, saudável

Para chegar a estes resultados, o grupo de investigadores seguiu um grupo de 93 pessoas obesas com um Índice de Massa Corporal (IMC) médio de 32. Este nível é o equivalente daqueles com obesidade de grau 1. A categoria máxima, grau 3, inclui pessoas com IMC acima de 40.

Este grupo adotou uma dieta saudável, à base de legumes, verduras, alcachofra e tofu. E tomaram suplementos que estimulam  o crescimento de certos tipos de bactérias nos intestinos que, por sua vez, inibem outros. E pelos vistos, esta pequena mudança de comportamento resultou.

Voluntário perdeu 51 kg em apenas seis meses

O verdadeiro segredo para emagrecer?

Após nove semanas, os participantes tinham perdido em média – imagine-se! – 5 kg cada um. 45% deles seguiu com a dieta e ao fim de 23 semanas tinham perdido em média 6 kg cada um. Um dos participantes, que começou a experiência mais cedo, perdeu 51 kg em apenas seis meses (tinha obesidade grau três).

Os cientistas não podem confirmar com total certeza que estes resultados são plenamente justificados pela manipulação de bactérias presentes nos intestinos. Liping Zhao, da Shanghai Jiao Tong University, afirmou que valores mais elevados, no intestino, de bactérias que produzem toxinas, como as enterobactérias, podem levar o organismo a desenvolver resistência à insulina, impedindo que a pessoa se sinta satisfeita após comer.

Veja também: Três alimentos que ajudam a prevenir Alzheimer

Este especialista adiantou ainda que alterar o tipo de bactéria presente no intestino pode também ativar um gene que faz o corpo queimar gordura. “Está na hora do público ter conhecimento das provas científicas que temos, que demonstram que as bactérias têm um papel central na obesidade”, afirma.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

18-02-2020



RELACIONADOS