Deixar de consumir bebidas alcoólicas numa idade específica ajuda a prevenir Alzheimer

Deixar de consumir bebidas alcoólicas numa idade específica ajuda a prevenir Alzheimer

Lifestyle

Deixar de consumir bebidas alcoólicas numa idade específica ajuda a prevenir Alzheimer

Quer prevenir o Alzheimer? Deixe de consumir bebidas alcoólicas numa idade específica. E quem o diz é um médico.

Artigo de Bruno Seruca

22-04-2024

Existe uma idade precisa em que deverá deixar de consumir bebidas alcoólicas caso queria prevenir a doença de Alzheimer. Quem o garante é um médico. Não é novidade para ninguém que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas é inimigo da saúde. Mas tudo isto piora quando a idade avança.

Leia ainda: 6 erros cometidos com frequência na cozinha que são perigosos para a saúde

Veronika Rajek e como a cerveja faz crescer os seios

Richard Restak, médico autor de Como prevenir a demência: Um guia especializado para a saúde cerebral a longo prazo, recomenda que corte radicalmente com o consumo de bebidas alcoólicas a partir de uma determinada idade. Até porque é algo que está diretamente relacionado com a redução de massa branca. Algo que pode contribuir para um funcionamento anormal do cérebro. “Faça esta pergunta: ‘por que bebo?’ Se a resposta for ‘porque o álcool ajuda a melhorar o meu humor e diminuir a ansiedade’, pode estar a correr algum perigo e provavelmente é melhor parar completamente”, começa por dizer em declarações citadas pelo Daily Star.

Idade recomendada para deixar de consumir bebidas alcoólicas

“Sugiro fortemente que, se tiver 65 anos ou mais, elimine completa e permanentemente o álcool da sua dieta”, prossegue. Sendo que a Dementia UK associa o consumo excessivo de álcool a uma demência específica. “O dano cerebral relacionado com o álcool é provocado pelo consumo excessivo de álcool durante um período prolongado de tempo. Pode ser causado por uma combinação de razões, incluindo deficiência de vitamina B1, efeitos tóxicos do álcool nas células nervosas, traumatismo cranioencefálico e danos nos vasos sanguíneos”, pode ler-se.

Como calcular as unidades de álcool que consome?

Perante isto, e para evitar danos no cérebro, é recomendado que limite a ingestão de álcool a não mais do que 14 unidades por semana. Com estas a serem divididas pelo menos ao longo de três dias. Para calcular as doses de bebidas alcoólicas que consome deverá fazer uma equação simples. Multiplique o teor alcoólico da bebida pela quantidade ingerida (em mililitros). Depois, é só dividir por 1000. Por exemplo, uma cerveja média (330 ml) corresponde a 1,6 unidade de álcool.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

22-04-2024



RELACIONADOS