Na hora de ir para a cozinha preparar a próxima refeição, muitas das ideias que passam pela cabeça de todos nós estão relacionadas com o que iremos comer. Faz-se o possível para que a receita corra na perfeição, algo que resultará numa agradável refeição. E esta, entre outras, preocupação faz com que nem sejam tidos em conta alguns perigos existentes na cozinha. O site brasileiro Viva Bem compilou 6 erros que são cometidos com frequência na cozinha e que são perigosos para a saúde.
Leia ainda: Não é um alimento, mas é o que faz toda a diferença para perder peso
1 – Congelar, descongelar e voltar a congelar carne
Depois de descongelar carne, não deverá voltar a congela-la. O processo de descongelamento faz com que as bactérias comecem a multiplicar-se. Para acabar com elas cozinhe bem este alimento.
Sinais da mulher na hora do orgasmo. Veja o vídeo
2 – Lavar o frango
Muitas pessoas pensam que estão a agir corretamente quando lavam o frango. Mas se está a pensar que irá retirar bactérias à ave, está na verdade a correr riscos. Isto porque irá aumentar, e muito, a possibilidade de contaminar os alimentos e superfícies que estejam por perto. Algo que acontece devido ao jato de água. Para ser bem sucedido, basta que cozinhe bem o frango.
3 – Usar vinagre para lavar a salada
É um truque com muitos anos, mas o vinagre tem uma acidez considerada baixa. O que significa que não chega para eliminar as bactérias presentes nas verduras, legumes e frutas. O melhor é deixar os alimentos crus durante um período de 15 minutos numa solução de um litro de água e uma colher de sopa de hipoclorito de sódio.
Não deverá guardar ovos nas prateleiras laterais do frigorífico
4 – Guardar ovos nas prateleiras laterais do frigorífico
É certo que é nesta zona que costuma ter o suporte para os ovos, mas deverá ter em conta que é aqui que se verifica a maior oscilação de temperaturas. Isto beneficia a multiplicação das bactérias. Especialmente em alimentos como ovos e ainda queijo, iogurtes e carne. Deixe esta zona para alimentos que têm um menor risco de contaminação, como condimentos de fruta, água e sumos.
5 – Não lavar as tábuas de corte
Usa este objeto (de madeira ou plástico) para tudo e mais alguma coisa. O que faz com que vá ficando com diversos cortes, que são “casas” ideais para as bactérias. Opte por uma tábua de vidro ou deixe as que tem mergulhadas em um litro de água com uma colher de sopa de água oxigenada.
6 – Lavar a esponja apenas com água (e sabão)
Lavar a esponja com água e sabão não irá fazer com que mate os mais de 680 milhões de fungos e bactérias. A solução passa por deixar este objeto de limpeza dentro de um litro de água com duas colheres de sopa de água oxigenada. Deverá fazê-lo todos os dias.
Fotos: iStock by Getty Images