Alcácer do Sal, a joia do Alentejo mais próxima de Lisboa

Alcácer do Sal, a joia do Alentejo mais próxima de Lisboa

Lifestyle

Alcácer do Sal, a joia do Alentejo mais próxima de Lisboa

A apenas uma hora de carro de Lisboa, Alcácer do Sal é uma cidade com vários encantos que merecem ser descobertos. A começar pela localização, pois está alinhada sobre a margem direita do rio Sado e estende-se sobre um pequeno morro.

Artigo de André Cruz Martins

29-08-2019

A apenas uma hora de carro de Lisboa, Alcácer do Sal é uma cidade com vários encantos que merecem ser descobertos no Alentejo. A começar pela localização, pois está alinhada sobre a margem direita do rio Sado e estende-se sobre um pequeno morro. Ficar à beira-rio apenas a observar a paisagem é uma das melhores atividades que aqui poderá realizar.

É terra de restaurantes fabulosos, com peixe e marisco sempre frescos e outras especialidades. E também acolhe um dos mais bonitos castelos de Portugal E a apenas meia-hora de distância, fica uma praia que é um paraíso. É por aí que vamos começar a nossa “viagem” por Alcácer do Sal.

Praia de Brejos da Carregueira

A praia de Brejos de Carregueira é um paraíso escondido entre a Comporta e o Carvalhal. Se não gosta de ter pessoas muito perto de si na praia, esta é a melhor opção, pois o areal é extenso e está sempre praticamente deserto. Com beleza selvagem, encontra-se escondida entre os arrozais, estando o seu acesso limitado a uma estrada de terra batida. E, claro, não dispõe de nadador-salvador nem de serviços de restauração, o que até é agradável para quem quer paz e sossego.

Dois restaurantes fabulosos

Alcácer do Sal é terra de magníficos restaurantes. Um dos melhores é A Tasca do Gino, no centro da cidade. Aqui vai provar excelente comida alentejana, em que as migas ocupam um plano de destaque. Pode ainda deliciar-se com uma saborosa sopa de tomate.

Leia ainda: O descanso perfeito no Alentejo profundo, onde o vinho é rei

Já o restaurante A Escola – assim chamado por ocupar as instalações de uma antiga escola primária – fica à saída de Alcácer, a caminho da Comporta. Destacam-se pratos como arroz de choco com camarão, massa de cherne, ensopado de cherne, enguias e açorda de tomate com enguias fritas. Há mais de 200 vinhos disponíveis, muitos da Península de Setúbal.

O Castelo de Alcácer do Sal

Alcácer do Sal tem um dos mais bonitos castelos de Portugal. Erguido na mais alta colina da cidade, alberga no seu interior uma Pousada, a Cripta Arqueológica, a Igreja de Santa Maria do Castelo e a estação arqueológica do Fórum Romano.

Veja também: Descubra os encantos do Alentejo profundo em redor de Avis

Ao longo dos séculos aqui foram travadas lutas entre cristãos e muçulmanos, com momentos decisivos na história de Portugal. De construção muçulmana, é um dos poucos exemplares arquitetónicos em taipa que chegaram aos nossos dias. Bastião islâmico desde o século VIII, só no século XIII ficou definitivamente nas mãos da coroa portuguesa.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Alcácer do Sal.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

29-08-2019



RELACIONADOS