Matthijs de Ligt, o “gordinho” de perna curta que tem meia Europa atrás dele

Matthijs de Ligt, o “gordinho” de perna curta que tem meia Europa atrás dele

Desporto

Matthijs de Ligt, o “gordinho” de perna curta que tem meia Europa atrás dele

Disseram que não seria jogador de alto nível devido ao peso e por ter as pernas muito curtas, mas hoje em dia é um dos jogadores mais cobiçados do mundo e foi fundamental na eliminação da Juventus.

Artigo de André Cruz Martins

17-04-2019

Matthijs de Ligt foi o vencedor do conceituado prémio “Golden Boy” do ano de 2018, atribuído pelo jornal italiano “Tuttosport” ao melhor jogador sub-21 a atuar nos campeonatos europeus. O defesa holandês do Ajax sucedeu a Mbappé e bateu os outros finalistas: Justin Kluivert (AS Roma), Trent Alexander-Arnold (Liverpool), Vinicius Jr. (Real Madrid) e Patrick Cutrone (AC Milan). Depois disso, tem encantado na Liga dos Campeões, ajudando o seu clube a eliminar o Real Madrid e Juventus, os finalistas da última edição.

Leia ainda:  Labyad, de flop no Sporting a superzaka no Ajax

Depois de ter cumprido quase toda a formação no Ajax, De Ligt estreou-se na equipa principal do clube com apenas 17 anos, lançado por Marcel Keizer, atual treinador do Sporting. Evoluiu de forma fantástica, de tal modo que é um dos futebolistas mais cobiçados da atualidade.

Não há praticamente nenhum gigante europeu que não tenha sido associado ao jovem central de 19 anos e de acordo com as últimas notícias, é o FC Barcelona que parece muito perto de assegurar o seu concurso.

Defesa mais caro da história, mas não para já

Já se fazem apostas em como o jogador do Ajax vai ser o defesa mais caro da história, superando o compatriota Virgil van Dijk, que em janeiro de 2018 trocou o Southampton pelo FC Liverpool, a troco de 79 milhões de euros. No entanto, o clube que o contratar não terá de abrir tanto os cordões à bolsa, pois a sua cláusula de rescisão é de 60 milhões de euros.

Veja também: 10 curiosidades sobre os cinco finalistas do “Golden Boy”

O FC Barcelona tem de se apressar se não o quiser deixar fugir, pois não faltam interessados, como Bayern Munique, Manchester City e Juventus, entre outros. De Ligt não se mostra aparentemente ansioso por sair do Ajax. “Só estou concentrado no meu atual clube e não me quero distrair com o meu futuro.

Sou o capitão de equipa e só no fim da época é que vou analisar se chegou a altura de dar outro passo na minha carreira”, realçou, em declarações ao “Tuttosport”, depois de vencer o prémio “Golden Boy”.

Palavras simpáticas para o FC Barcelona

No entanto, há algumas semanas, Matthijs de Ligt reconheceu que encaixaria muito bem no clube catalão. “O estilo de jogo do Ajax é semelhante ao do Barcelona, com pressão alta e muita posse de bola. E até sou parecido com o Piqué [central do Barcelona], pois gosto de levar a bola para a frente e, tal como ele, comecei como médio”, frisou.

Por outro lado, não pareceu muito animado com a hipótese de se mudar para a Juventus. “Olhemos para o Chiellini, um grande defesa, sem dúvida, mas a forma de jogar da Juventus é diferente da do Ajax e gosto de ver equipas que têm um estilo semelhante ao do Ajax”, reconheceu.

Leia ainda: De novo Bergkamp a quase cego bastou uma transferência

A terrível estreia na seleção

Para além da óbvia qualidade como futebolista, Matthijs de Ligt tem uma maturidade e capacidade de liderança notáveis para a idade, como se comprova pelo facto de ser o capitão do Ajax desde os 18 anos. Por outro lado, já é titular da rejuvenescida seleção da Holanda, que parece estar em vias de recuperar o estatuto de grande potência.

Curiosamente, a sua estreia na seleção A, com apenas 17 anos, num jogo diante da Bulgária, foi um verdadeiro pesadelo. Culpado nos dois golos do adversário, foi substituído ao intervalo e essa derrota por 2-0 foi decisiva para deixar a “laranja” de fora do Campeonato do Mundo da Rússia.

No entanto, o selecionador holandês Ronald Koeman não o deixou cair e poucos dias depois voltou a utilizá-lo no onze inicial e com resultados muitíssimo melhores. O adversário foi Portugal e De Ligt fez duas assistências na vitória holandesa por 3-0 em Genebra, em encontro particular.

Tem a alcunha de “gordinho”

Matthijs de Ligt sempre foi um rapaz com tendência para ter alguns quilos a mais. Nos últimos tempos, já não será bem assim, mas continua a ter a alcunha de “gordinho” no balneário do Ajax. E isso já acontecia no FC Abcoude, o clube que representou entre os 6 e os 9 anos, antes de se mudar para o Ajax. “Sim, ele era gordinho e depois de cada jogo comia uma grande sandes de frikandel [comida típica na Holanda]”, revelou recentemente o seu treinador da altura.

Já foi apelidado de “segurança de discoteca” devido ao seu aspeto corpulento e há alguns anos, a sua falta de velocidade e o facto de ter pernas pouco compridas fizeram com que se colocassem algumas dúvidas a respeito da sua evolução. Já está provado que essas previsões não foram acertadas.

Namorada joga hóquei no gelo

A namorada de Matthijs de Ligt também é desportista. Joga hóquei no gelo no HC Athena, clube de Amesterdão e chama-se Annick Diekman. Estão juntos desde meados de 2014, mas ainda não se ouviu falar publicamente em casamento, até porque ambos têm apenas 19 anos. O casal não tem problemas em partilhar frequentemente fotos no Instagram, mostrando a boa fase que atravessa.

Para além de hoquista, Annick Diekman é candidata a atriz, depois de ter estudado teatro durante três anos. E também revelou que gosta de cantar e que gostaria de formar uma banda.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

17-04-2019



RELACIONADOS