10 curiosidades sobre os cinco finalistas do “Golden Boy”

10 curiosidades sobre os cinco finalistas do “Golden Boy”

Desporto

10 curiosidades sobre os cinco finalistas do “Golden Boy”

São cinco os candidatos ao prémio de melhor futebolista sub-21 dos campeonatos europeus.

Artigo de André Cruz Martins

05-12-2018

Como todos os anos acontece, o conceituado jornal italiano “Tuttosport” vai entregar o prémio “Golden Boy” ao melhor futebolista sub-21 dos campeonatos europeus. A cerimónia está marcada para 17 de dezembro, em Turim, e o vencedor será conhecido depois da votação de 35 dos mais importantes jornais europeus. Os finalistas são Justin Kluivert (AS Roma), Matthijs de Ligt (Ajax), Trent Alexander-Arnold (Liverpool FC), Vinicius Júnior (Real Madrid) e Patrick Cutrone (AC Milan).

De referir que da lista anterior de 20 candidatos fizeram parte os portugueses Diogo Dalot e Gelson Martins e ainda o brasileiro Éder Militão, do FC Porto. Fique a conhecer 10 curiosidades sobre os cinco finalistas deste prestigiado prémio.

Trent Alexander-Arnold (Liverpool FC)

Tramado pela cláusula anti-FC Barcelona

O defesa direito Trent Alexander-Arnold tem sido um dos grandes destaques do FC LIverpool e alegadamente vários gigantes europeus estão atentos às suas exibições. Já se falou no interesse do FC Barcelona, mas uma eventual mudança para Camp Nou não será fácil. De acordo com a rádio “Cadena Ser Catalunya”, aquando da transferência de Philippe Coutinho para o FC Barcelona, o Liverpool colocou uma cláusula no negócio: o Barça não pode contratar nenhum jogador do Liverpool FC até 2021, a não ser, obviamente, que os “reds” dêem o seu consentimento. De acordo com o “Daily Mail”, esta cláusula visa impedir os catalães de contratarem Salah, mas quem pode apanhar por tabela é Trent Alexander-Arnold.

Menino da mamã

Apesar de ser um jogador famoso e de ganhar um salário milionário, Trent Alexander-Arnold, de 20 anos, mora com os pais. “Ainda vivo com eles e sou obrigado a realizar minhas tarefas em casa, embora confesse que não sou muito bom a lavar louça. Os meus pais sempre me lembraram da importância de continuar a trabalhar no duro, seja no futebol, em casa ou na escola”, sublinha.

Vinicius Júnior (Real Madrid)

Mau cantor

Vinicius Júnior é um dos grandes animadores no balneário da seleção brasileira de sub-20, principalmente devido aos seus dotes de (fraco) cantor, levando os seus companheiros de equipa às lágrimas de tanto rir, como se pode ver no vídeo abaixo, em que aparece ao lado do cantor sertanejo Felipe Araújo.

 

 

Gosta de provocar o Botafogo

Vinicius Júnior tem apenas 18 anos mas é um dos ódios de estimação dos adeptos do Botafogo. Sendo um torcedor fanático do Flamengo, único clube que representou antes do Real Madrid, gosta de provocar o rival, bastando recordar a sua comemoração depois de ter marcado um golo no clássico de fevereiro entre as duas equipas: imitou um bebé chorão, a forma como os adeptos do “Bota” são conhecidos pelos adversários, por alegadamente serem uns “calimeros”. Por outro lado, na festa de aniversário dos seus 18 anos, na Barra da Tijuca, proferiu alguns insultos ao Botafogo.

Matthijs de Ligt (Ajax)

Há algum “gigante” que não o queira?

Haverá algum gigante europeu que ainda não tenha sido associado ao jovem defesa central de 19 anos? FC Barcelona, Real Madrid, Manchester City, Manchester United e FC Liverpool já foram dados como fortemente interessados em contratar o futebolista ao Ajax. Considerado um dos defesas mais promissores do futebol europeu, é já um titular indiscutível na seleção holandesa e o Ajax só parece disposto a vendê-lo pela cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Estreia terrível na seleção aos 17 anos

A 25 de março de 2017, com apenas 17 anos, Matthijs de Ligt tornou-se no mais jovem internacional A holandês de sempre desde Mauk Weber, em 1931. Isto depois de ter realizado apenas dois jogos na equipa principal do Ajax. A verdade é que a estreia foi para esquecer e foi substituído ao intervalo, depois de ter cometido dois erros que resultaram em outros tantos golos da Bulgária.

No entanto, o selecionador holandês Ronald Koeman não o deixou cair e poucos dias depois voltou a utilizá-lo no onze inicial e com resultados muitíssimo melhores. O adversário foi Portugal e De Ligt fez duas assistências na vitória holandesa por 3-0 em Genebra, em encontro particular.

Patrick Cutrone (AC Milan)

O cão raivoso que tem de fazer mais amor

Patrick Cutrone é um dos mais promissores pontas de lança italianos dos últimos anos e tem sido forte aposta do treinador Gennaro Gattuso no AC Milan. O técnico dos “rossoneri” tem tanta confiança no atacante que recentemente confessou que gostaria que todos os jogadores do plantel tivessem a mesma atitude de Cutrone. “Não estou morto e não vou desistir. Mas para que as coisas melhorem, quero ver 23 cães raivosos contra a Sampdoria. Quero ver 23 Cutrones dentro de campo”, atirou, na antevisão dessa partida com a formação de Génova.

Em fevereiro, Gattuso tinha dado um conselho curioso ao jovem avançado. “Ele tem de trabalhar muito para continuar a evoluir, mas também tem de encontrar uma bonita namorada e depois ficar em casa a fazer muito amor com ela”, referiu. A curiosa resposta do jogador, entre sorrisos, foi a seguinte: “Não tenho namorada e não estou à procura de nenhuma”.

O incrível golo com a mão à SS Lazio

Em janeiro, Cutrone marcou um golo com o braço à SS Lazio e os adeptos ficaram incrédulos pelo facto do lance não ter sido anulado, até porque o VAR já tinha sido introduzido. A polémica foi tanta que a Procuradoria do Giudice Sportivo da Serie A – uma espécie de Conselho de Disciplina da FPF em Itália – pediu a prova de vídeo para analisar se houve uma atitude anti-desportiva por parte do jovem atacante. Poucos dias depois, saiu a decisão que considerou o toque involuntário e Cutrone não foi castigado.

Justin Kluivert (Ajax)

Recusou o Manchester United

Justin é filho de Patrick Kluivert, antigo ponta de lança holandês que brilhou com a camisola do Ajax e do FC Barcelona. O extremo de 19 anos mudou-se no último verão para a AS Roma e o pai revelou recentemente que o filho poderia ter-se transferido para o Manchester United, mas recusou. “Ele preferiu ir para a AS Roma, porque achou que o salto para Manchester seria muito grande. Claro que a AS Roma é um clube importante, mas a pressão é menor do que United”, sublinhou, revelando ainda que o grande sonho de Justin é seguir as suas pisadas “e um dia jogar no FC Barcelona”.

Prefere Messi dentro de campo e Ronaldo fora

Justin Kluivert confessa que os seus grandes modelos no futebol são Messi e Cristiano Ronaldo. Até aqui nada de novo, mas faz questão de realçar que prefere o argentino enquanto futebolista, mas o português enquanto pessoa.

“Confesso que sou da ‘equipa do Messi’, pois acho-o melhor jogador. No entanto, o Cristiano Ronaldo é um grande exemplo para mim, pois é alguém que não pensa apenas nele próprio, mas também nos outros. Participa em muitas ações de caridade e isso demonstra a pessoa que ele é”, referiu.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

05-12-2018



RELACIONADOS