Osso da Baleia, uma praia linda e sossegada no centro de Portugal

Osso da Baleia, uma praia linda e sossegada no centro de Portugal

Lifestyle

Osso da Baleia, uma praia linda e sossegada no centro de Portugal

É adepto de praia mas não aprecia areais em zonas muito quentes e procura um local pouco concorrido? A Praia do Osso da Baleia, na Mata Nacional do Urso, perto da Figueira da Foz, é uma escolha perfeita.

Artigo de João Cidra

13-09-2020

É adepto de praia mas não aprecia areais em zonas muito quentes e procura um local pouco concorrido? A Praia do Osso da Baleia, na Mata Nacional do Urso, perto da Figueira da Foz, é uma escolha perfeita. Desde 1998 é considerada Praia Dourada por apresentar valores singulares do ponto de vista geológico, florístico, faunístico, paisagístico e patrimonial.

Leia ainda: Comporta, das praias incríveis, passeios a cavalo, lojas chiques e boa gastronomia

Deve o seu nome ao aparecimento de um esqueleto de baleia que terá dado à costa naquele areal no início do século XX. Situa-se numa zona de grande beleza natural, tendo sido recentemente recomendada pelo canal televisivo norte-americano CNN. Um dia bem passado nesta zona não se limita à possibilidade de fazer praia, pois existem dois percursos pedestres para explorar a fauna e a flora da área envolvente: o trilho da Lagoa de São José e o trilho da Baleia Verde.

Cuidado que a água é fria

A praia tem bandeira azul, parque de estacionamento e um bar/restaurante. Em 2005, recebeu o galardão Praia Acessível, pois disponibiliza infraestruturas para pessoas com mobilidade reduzida. O único inconveniente é mesmo a baixa temperatura da água do mar, pois mesmo em pleno verão situa-se habitualmente entre os 16 e os 18 graus.

Dê uma saltada à Figueira da Foz

Se tiver disponibilidade, dê um passeio até à Figueira da Foz, que fica a apenas 15 quilómetros da praia do Osso da Baleia. Visite o imponente Forte de Santa Catarina, à entrada da marginal, que deixou de funcionar em 1991. Passe ainda pelo Museu Municipal Dr. Santos Rocha, em homenagem a este homem da terra.

Veja também: Islantilla, o destino de praia e golfe que fica às portas do Algarve

Em 1894, Santos Rocha criou um museu onde juntou muitos vestígios arqueológicos que encontrou nas expedições que fez na Serra da Boa Viagem. Hoje em dia, o local acolhe essencialmente exposições etnográficas e arqueológicas. Possui ainda uma grande biblioteca e um auditório.

A Figueira da Foz é também conhecida por ter um dos maiores e melhores casinos portugueses. E também excelentes restaurantes, especialmente de peixe e marisco. Recomendamos a Tasca Maria, no centro da cidade, onde irá deliciar-se com uma das melhores sopas de peixe que já alguma vez provou. Destaca-se ainda o peixe grelhado e o camarão com mel e limão. E há sobremesas magníficas, em que as estrelas são as migas doces.

Percorra a galeria e veja imagens da praia do Osso da Baleia e da Figueira da Foz.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
João Cidra

13-09-2020



RELACIONADOS