Bolonha é uma cidade universitária com muita história e gastronomia deliciosa

Bolonha é uma cidade universitária com muita história e gastronomia deliciosa

Lifestyle

Bolonha é uma cidade universitária com muita história e gastronomia deliciosa

Bolonha, no norte de Itália, é uma cidade universitária e cosmopolita que se distingue pela sua história muito antiga. Existem relatos da presença da civilização etrusca em 510 a.C, mas acredita-se que ainda antes disso outros povos tenham vivido no território.

Artigo de Equipa Paraeles

27-10-2019

Bolonha, no norte de Itália, é uma cidade universitária e cosmopolita que se distingue pela sua história muito antiga. Existem relatos da presença da civilização etrusca em 510 a.C, mas acredita-se que ainda antes disso outros povos tenham vivido no território. Bolonha, cidade de média dimensão (tem cerca de 400 mil habitantes) é ainda famosa pela gastronomia deliciosa. E também pelo seu centro histórico interessante.

A Universidade de Bolonha

A Universidade de Bolonha é a mais antiga da Europa, mais até do que as famosas Oxford e Cambridge, em Inglaterra. Foi fundada em 1088 e hoje em dia ainda está em funcionamento, acolhendo milhares de alunos. Ao longo da história, aqui lecionaram poetas italianos famosos, como Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca. Os edifícios da universidade ficam espalhados pela Via Zamboni, uma das ruas mais emblemáticas da cidade.

Leia ainda: Bérgamo, a cidade medieval no norte de Itália que é um paraíso para quem gosta de doces

Não faltam cafés com esplanada no centro, sempre cheios de estudantes a beber cerveja e a confraternizar. Sem surpresa, a vida noturna é bastante animada, com vários bares e discotecas. Um dos melhores espaços noturnos é o Locomotiv Club, que oferece uma programação variada, com música ao vivo e noites temáticas. Já no Soda Pops os géneros musicais variam conforme as noites, entre Hip-Hop, Reggaeton Pop e outros.

Pelo centro histórico

A Piazza Maggiore é o local mais emblemático do centro histórico de Bolonha. Conserva edifícios medievais e tem vários cafés e restaurantes. Ali bem perto encontra-se o Palácio Dell’Archiginnasio, que acolhe a Biblioteca Archiginnasio. O pátio interno do prédio costuma receber concertos no verão.

Visite ainda as torres Asinelli e Garisenda. A primeira tem 498 degraus, valendo a pena o esforço de chegar lá acima, para observar a vista magnífica. A torre Garisenda, mesmo ao lado, não está aberta a visitantes. Não deixe no entanto de tirar uma fotografia à sua estrutura torta, a fazer lembrar a torre de Pisa, embora de menor dimensão.

Bolonha é uma cidade com muitas igrejas. A mais emblemática é a Basilica de Santo Stefano. Era um conjunto de sete igrejas, construídas entre os séculos XI e XI, que formavam a reconstrução simbólica dos lugares da Paixão de Cristo. Hoje em dia, sobram três igrejas.

A deliciosa gastronomia

À semelhança da maioria das cidades italianas, em Bolonha existem muitos cafés e restaurantes que oferecem o chamado Aperitivo. Ou seja, na “happy hour”, normalmente ao final da tarde, cada pessoa paga uma bebida, sendo disponibilizadas, de forma gratuita, pequenas doses de comida. As ofertas são normalmente sandes e snacks.

Veja também: O melhor de Turim, cidade cheia de história e berço do automóvel em Itália

É no entanto pelos seus pratos típicos que Bolonha ganhou a alcunha de “La Grassa” (A Gorda). O mais famoso é o Tagliatelle al Ragù. Trata-se de massa fresca do tipo tagliatelle, com molho ragù, feito à base de carne cozida. Na receita tradicional, o molho é feito com carne moída de boi, muitas vezes misturada com carne de vitela e de porco, pancetta (uma espécie de bacon), cenoura, cebola, molho de tomates frescos, vinho branco, manteiga e azeite.

Igualmente delicioso é o Tortellini in Brodo, uma massa fresca e recheada com lombo de porco, presunto e mortadela. Tudo servido num caldo quente de galinha, chamado de brodo. Não deixe de experimentar o famoso Bife à Bolonhesa. A carne é panada, frita e depois vai ao forno com uma fatia de presunto de Parma e queijo parmigiano. A acompanhar, batatas fritas ou massa.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Bolonha.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

27-10-2019



RELACIONADOS