Dores nas costas: saiba quais são as principais causas

Dores nas costas: saiba quais são as principais causas

Lifestyle

Dores nas costas: saiba quais são as principais causas

Sofre de dores de costas constantemente? Nós apontamos algumas causas para um problema que afeta milhões de portugueses.

Artigo de Equipa Paraeles

15-07-2019

As dores de costas são uma condição comum a muitos portugueses. Estas dores são muitas vezes associadas a problemas de coluna, que são uma das principais causas de absentismo e baixas médicas em Portugal. Estima-se que 60% do portugueses – mais de metade – sofram de hérnias discais. Um número alarmante que vem em crescendo nos últimos anos. Dores nas costas? Saiba quais são as principais causas.

Leia também: Beber água em jejum: conheça os vários benefícios

A causa mais comum associada a estes problemas é a má postura. Esse problema torna-se ainda mais evidente porque cada vez passamos mais tempo sentados e nem sempre da maneira correta. Quer seja no trabalho, a comer ou a ver televisão. E é um problema que vem de criança, da escola, secundado, muitas das vezes, pelo peso excessivo das mochilas.

Dores nas costas? Saiba quais são as principais causas

Sedentarismo é outra das causas das dores nas costas

Outro fator, e também cada vez mais evidente, é o sedentarismo. Ficar em casa ad eternum faz com que os nossos músculos não sejam trabalhados convenientemente e, uma vez que a coluna é suportada por um conjunto de músculos, se estes não forem fortes e desenvolvidos o suficiente, os problemas vão acabar por surgir.

Não tão comuns, mas igualmente preocupantes são as infeções ósseas. A espondilite anquisolante ou a osteomielite são inflamações que afetam a coluna. Estes problemas são provocados por bactérias e fungos que chegam aos ossos através de uma fratura exposta ou, por exemplo, de uma infeção dos tecidos moles. Não devemos também ignorar as quedas, que podem resultar em traumatismos perigosos à nossa coluna.

Leia ainda: 5 alimentos saudáveis que afinal não são assim tão bons para a saúde

Todos estes problemas, entre tantos outros, devem ser apurados pelo seu médico. Certamente que o especialista irá chegar à causa e arranjará a melhor solução para o seu problema. Isso pode passar, por exemplo, por sessões de fisioterapia ou de acupunctura.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

15-07-2019



RELACIONADOS