Se costuma beber vários cafés por dia, provavelmente está a prevenir o aumento de peso. Isto porque, segundo um estudo norte-americano, a cafeína consegue diminuir a capacidade de absorção de gordura em 22%. Ou seja, reduz a probabilidade de ganhar peso em cerca de 16%. Para tal, deve ingerir quatro chávenas de café por dia. Para realizar o estudo, a Universidade de Illinois, Estados Unidos da América, recorreu a ratos. Assim, os animais foram alimentados com uma dieta rica em hidratos de carbono durante quatro semanas. Mais precisamente, 40% de carboidratos e 15% em proteína. Para além disso, utilizaram ainda chá mate, uma bebida estimulante com uma quantidade de cafeína que varia entre 65 e 130 miligramas.
Veja também: 5 doenças perigosas que os animais domésticos podem transmitir
Café ajuda a controlar o aumento do peso
Numa segunda fase do estudo, os investigadores deram aos roedores cafeína sintética e cafeína extraída do café. Em suma, o estudo concluiu que a cafeína ajudou a diminuir os lípidos nas células gordas entre 20 a 41%. Com esta afirmação, o café “pode ser considerado um agente anti-obesidade”.
Leia ainda…
5 boas razões para ter um gato lá por casa
Os tempos evoluem e cada vez mais damos importância aos animais de estimação. Um reconhecimento merecido já que estes pequenos animais são capazes de trazer inúmeros benefícios às nossas vidas. Desde logo, são importantíssimos no combate à solidão, mas as vantagens não se ficam por aqui. Que o digam os gatos. Sabia que ter um gato em casa pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde?
Ter um gato em casa pode melhorar o sistema imunitário ou ajudar a combater as terríveis alergias. Provavelmente está surpreendido, mas é isto mesmo que concluem alguns estudos que se focaram nos benefícios para a saúde de quem tem gatos em casa. Continue a ler aqui.