5 boas razões para ter um gato lá por casa

5 boas razões para ter um gato lá por casa

Lifestyle

5 boas razões para ter um gato lá por casa

Além de ajudar a combater a solidão, ter um gato como animal de estimação pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde. Conheça quais.

Artigo de Equipa Paraeles

28-11-2019

Os tempos evoluem e cada vez mais damos importância aos animais de estimação. Um reconhecimento merecido já que estes pequenos animais são capazes de trazer inúmeros benefícios às nossas vidas. Desde logo, são importantíssimos no combate à solidão, mas as vantagens não se ficam por aqui. Que o digam os gatos. Sabia que ter um gato em casa pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde?

Leia ainda: 5 truques para secar a roupa mais rapidamente

Ter um gato em casa pode melhorar o sistema imunitário ou ajudar a combater as terríveis alergias. Provavelmente está surpreendido, mas é isto mesmo que concluem alguns estudos que se focaram nos benefícios para a saúde de quem tem gatos em casa.

Veja o vídeo:

Benefícios para a saúde para quem tem um gato como animal de estimação:

Ronronar cura ossos, tendões e músculos. O ronronar dos gatos tem uma capacidade terapêutica em ossos e músculos de humano, segundo Leslie A. Lyons, professora assistente na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. A justificação? A frequência de vibrações dos ruídos emitidos pelos gatos ao ronronar é regeneradora ao nível celular.

Reduzem risco de ataque cardíaco. Um estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, concluiu que quem tem um gato em casa tem 30% menos risco de sofrer um ataque cardíaco. Justificam com o facto destes animais serem relaxantes e aliviarem o stress, um dos principais causadores dos problemas cardiovasculares.

Veja também: 5 alimentos saudáveis, deliciosos e que saciam qualquer pessoa

Baixam a tensão arterial. A presença de um cão ou o acarinhar de um gato pode ter efeitos bastantes positivos no controlo da tensão arterial. Essa é a conclusão de um estudo científico publicado no The Journal of Nervous and Mental Disease.

Melhoria do sistema imunitário. Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology adianta que as pessoas com cães ou gatos em casa tem um melhor sistema imunitário do que aqueles que não têm. Além disso, segundo o mesmo artigo, visitam menos o médico.

Combatem alergias. Pessoas que vivem desde muito novas com gatos e cães têm uma menor probabilidade de vir a sofrer com problemas alérgicos. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Gothenburg, na Suécia.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

28-11-2019



RELACIONADOS