5 doenças perigosas que os animais domésticos podem transmitir

5 doenças perigosas que os animais domésticos podem transmitir

Lifestyle

5 doenças perigosas que os animais domésticos podem transmitir

Os animais domésticos podem ser os nossos melhores amigos mas, se forem mal cuidados, podem nos transmitir doenças potencialmente perigosas.

Artigo de Hugo Mesquita

30-12-2019

Os animais domésticos são muitas vezes os nossos melhores amigos, pelo que não surpreende que os queiramos sempre por perto. Fazem nos companhia e conseguem muitas vezes melhorar o nosso dia, depois de chegar a casa após um longo dia de trabalho. Apesar disso, podem também ser uma fonte de problemas.

Leia ainda: Receba um bónus de 50 euros para apostar

Sofás desfeitos, sapatos roídos ou urina por todo o lado, são alguns dos contras de ter um amigo de quatro patas em casa. No entanto, na maioria das vezes, estes são problemas provisórios, característicos de animais bebés, que desaparecem quando são bem ensinados. Um outro problema mais sério, e um pouco mais difícil de controlar, são as zoonoses.

Veja o vídeo:

75% das doenças do homem são transmitidas por animais domésticos

As zoonoses são doenças dos animais domésticos que são transmissíveis ao homem. O problema é mais sério do que à partida pode pensar. Isto porque cerca de 65% das doenças dos animais são transmissíveis ao homem e 75% das doenças do homem são transmitidas por animais. A transmissão acontece pelo contato direto com pelo, saliva, fezes ou urina do animal contaminado. Pode igualmente acontecer por ingestão de alimentos e água contaminados.

Leia ainda: 5 boas razões para ter um gato lá por casa

A boa notícia é que estas doenças podem ser evitadas, com um tratamento adequado do animal. Além disso, deve procurar manter a sua casa – e em particular o local onde o animal passa mais tempo – limpo. Deve levá-lo com regularidade ao veterinário e garantir que tem as vacinas em dia.

Mas que doenças são essas e como identificá-las? A doença mais conhecida  – e igualmente a mais perigosa – é a raiva. Engloba um total de 5 principais doenças transmitidas pelos animais ao homem. São elas:

5 principais doenças transmitidas pelos animais ao homem

Leishmaniose. A transmissão acontece quando o animal é infetado pelo protozoário a partir da picada de mosquitos de tipo do género Phlebotomus. Quando o mesmo mosquito pica o homem, este também é infectado pela doença.

Raiva. A vacinação contra a raiva é obrigatória nos canídeos. É uma doença fatal, causada pelo vírus Lyssavirus, que afeta todos os animais mamíferos, em que incluem também os seres humanos.

Toxoplasmose. É uma infeção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii que ocorre numa série de animais de sangue quente. São os casos dos coelhos, aves, porcos, cães, gatos e também o Homem. No entanto, o problema principal está nos gatos, que são o único hospedeiro definitivo e a única espécie capaz de transmitir a doença aos seres humanos. É especialmente perigosa para pessoas em gestação, podem causar danos sérios aos fetos.

Veja também: Dr. Dolittle regressa com Robert Downey Jr. como protagonista

Sarna. A transmissão é feita através do contacto direto com um animal infetado ou com o seu ambiente envolvente. Provoca bastante comichão, tanto no homem como no animal.

Lepstospirose. É uma doença endémica, comum em épocas de chuva. É causada pela bactériaLeptospira ssp, afectando a maior parte dos animais inclusive o Homem. É transmitida através da urina, água e alimentos contaminados.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

30-12-2019



RELACIONADOS