Evite estes 10 alimentos porque aumentam o risco de cancro

Evite estes 10 alimentos porque aumentam o risco de cancro

Lifestyle

Evite estes 10 alimentos porque aumentam o risco de cancro

Certos alimentos estão relacionados com o surgimento de tumores malignos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha a evitar estes 10.

Artigo de Guilherme André

30-08-2019

Alguns cientistas estão preocupados com o efeito negativo de certos alimentos. De facto, um estudo recente criou uma lista de 10 produtos alimentares que aumentam o risco de cancro. Para além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já se pronunciou e aconselha a evitar ou, pelo menos, consumir em menor quantidade. Conheça os alimentos:

1- Carnes vermelhas

Apesar das provas científicas ainda serem pouco conclusivas, recomenda-se a que reduza no consumo de carnes vermelhas. A OMS aconselha a que se troque este tipo de carne pelas brancas como peru ou frango.

2 – Carne processada

Segundo a Agência Internacional de Investigação do Cancro, as carnes processadas, como por exemplo, bacon ou hambúrgueres, provocam cancro e podem ser tão perigosas como o tabaco. Isto acontece devido à adição de conservantes para aumentar o prazo de validade ou alterar a cor.

3- Comida enlatada

Latas em conserva como as das salsichas ou feijão, podem ser bastante prejudiciais para a sua saúde. Têm sido vários os estudos onde se deteta vestígios de Bisfenol-A nas latas, uma substância cancerígena. No entanto ainda são necessários mais estudos para ter a certeza de que este produto contamina efetivamente os alimentos enlatados.

Evite estes 10 alimentos por que aumentam o risco de cancro

4 – Determinados tipos de peixe

O peixe contém metilmercúrio, uma substância que pode provocar mutações genéticas que aumentar o risco de cancro. No entanto, nem todos os peixes apresentam em quantidade idêntica.

Leia ainda: Café ao acordar? Saiba por que não o deve fazer

De acordo com especialistas, o peixe-espada, salmão, robalo, cavala e tubarão, são os tipos de peixe que têm isto presente de forma mais elevada. Em sentido oposto encontra-se o atum e a dourada.

5 – Alimentos tostados ou feitos em churrasco

Tem por hábito fazer um churrasco com amigos? Tenha em atenção que, segundo um estudo, este tipo de alimentos podem originar glicidamida no organismo humano. Estes criam células neoplásticas que estão associadas a tumores malignos.

6 – Alimentos fumados

Os alimentos curados ou fumados como o chouriço não favorecem a saúde. De facto, durante a fumagem, cura e adição de conservantes químicos, acontece a criação de compostos carcinogénicos perigosos para o ser humano.

7 – Produtos com excesso de sal

Para além de ser prejudicial para vários fatores de saúde como o colesterol, o consumo de sal em excesso pode dar origem a cancro do estômago e tumores do aparelho digestivo. Segundo as recomendações fornecidas pelos especialistas, o consumo de sal não deve ultrapassar as cinco gramas diárias.

8 – comida com excesso de açúcar

Um dos principais responsáveis pelo aparecimento de diabetes ou obesidade, o açúcar, é também classificado como um produto que pode potenciar outro tipo de problemas como o surgimento de tumores cancerígenos. E o problema não é só o açúcar, o adoçante também está notificado como carcinogénico.

9 – Refrigerantes

No seguimento do ponto de cima, os refrigerantes são bebidas com uma elevada concentração de açúcar, logo podem originar tumores cancerígenos. A ingestão em excesso leva também ao aumento de peso.

10 – Pipocas de micro-ondas

Deixamos para o fim da lista um alimento que pode ser considerado uma “sobremesa”, as pipocas de micro-ondas. O problema não está no produto em si, mas sim no interior da embalagem, mais especificamente, no ácido perfluorooctanóico.

Veja também: Glasgow, a cidade dos bares a cada esquina e que respira cultura

Este palavrão aumenta o risco de tumores nos rins, bexiga, fígado, testículos e pâncreas. Como se isto não bastasse, os vários conservantes aumentam a probabilidade de surgir um tumor no estômago.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Guilherme André

30-08-2019



RELACIONADOS