Café ao acordar? Saiba por que não o deve fazer

Café ao acordar? Saiba por que não o deve fazer

Lifestyle

Café ao acordar? Saiba por que não o deve fazer

Beber café de manhã para ajudar a despertar é uma prática comum, mas que traz consequências negativas ao organismo.

Artigo de Equipa Paraeles

27-08-2019

Beber café é um costume de cerca de 85% da população mundial (sim, leu bem). As mais-valias do café no nosso organismo são várias. Já aqui revelámos, por exemplo, que o café pode evitar ataques cardíacos (saiba mais aqui) e há mais, mas temos que ter em atenção as horas a que o tomamos

Depois das refeições é talvez o café mais comum. E se não existe nada de mal nisso, o mesmo não podemos dizer de um outro, também ele bastante o comum: o café de manhã.

Leia ainda: Três cafés por dia e nem sabe o bem que lhe fazia (a nível sexual)

Muitos tomam café ao acordar para facilitar o despertar. Mas os nutricionistas desaconselham este comportamento e a justificação é simples. O nosso organismo não precisa de ajuda extra para a acordar.Quando despertamos, o nosso organismo produz doses elevadas de cortisol, hormona do stress responsável por suscitar ansiedade. Ora, se consumimos cafeína nesse período, os níveis de cortisol tornam-se, naturalmente, ainda mais elevados.

Veja o vídeo:

“Beba café quando o seu corpo estiver a produzir menos cortisol”

Isto pode ser especialmente perigoso para pessoas naturalmente ansiosas. Mais tarde, quando os níveis no sangue tanto de cafeína como de cortisol diminuem na corrente sanguínea, tendemos a sentir mais cansaço do que o seria esperado.

Veja também:Se quer viver uma vida longa, este é o número de cafés que pode beber por dia

“Beba café quando o seu corpo estiver a produzir menos cortisol”, recomenda Laura Cipullo, nutricionista e autora do livro ‘The Women’s Health Body Clock Diet’ (‘A Dieta do Relógio para um Corpo Feminino Saudável’), em entrevista ao site CNBC.com.

Perguntar-se-à quando é que o nosso corpo está a produzir menos cortisol. Imaginemos, por exemplo, que acorda entre as 6h e 8h da manhã, deverá beber entre as 9h e as 11h. Deve alterar este comportamento de forma gradual. Se o fizer de forma repentina, poderá  sentir rapidamente esgotado e até com dificuldades em raciocinar.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

27-08-2019



RELACIONADOS