Este facto pode deixar uma pessoa mais vulnerável à gripe

Este facto pode deixar uma pessoa mais vulnerável à gripe

Lifestyle

Este facto pode deixar uma pessoa mais vulnerável à gripe

Uma equipa de cientistas apurou que o ano de nascimento pode tornar-nos mais vulneráveis à gripe. Em causa, a primeira estirpe com tivemos contacto.

Artigo de Equipa Paraeles

05-02-2020

Parece mentira, algo retirado de um livro de ficção (e daqueles rebuscados), mas a verdade é que o nosso ano de nascimento pode tornar-nos mais vulneráveis à gripe. Essa é a conclusão de um estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade McMaster, no Canadá.

Leia ainda: 9 motivos pelos quais não está a perder peso

A justificação, por incrível que pareça, é francamente simples. Segundo estes especialistas, o tipo de gripe com o qual uma pessoa tem o primeiro contacto afeta todo o seu sistema imunológico.Os tipos H1N1 e H3N2 dividem-se: um circula um ano e o outro na seguinte. Isso faz com que o primeiro contacto seja diferente de pessoa para pessoa.

Veja o vídeo:

Diz-me quando nasceste, dir-te-ei a que tipo de gripe és mais vulnerável

Basicamente, estes cientistas concluíram que as pessoas que nasceram em anos em que a estirpe H1N1 foi dominante têm uma susceptibilidade muito mais baixa à gripe durante as estações dominadas por esse vírus do que durante as estações dominadas por H3N2. O contrário também acontece. Isto é, aqueles nascidos num ano H3N2 são menos vulneráveis a este tipo.

Veja também: 5 alimentos que não deve comer quando está com fome

“Nós já sabíamos de estudos anteriores que a susceptibilidade aos subtipos específicos da gripe poderia estar associada com o ano de nascimento. Este estudo novo vai muito mais longe a favor da impressão antigénica. Em vez apenas de mostrar como os testes padrões específicos da idade são associados com um subtipo ou o outro durante uma única estação da gripe, nós aproveitamo-nos ‘de uma experiência natural original’ para mostrar como a mudança no domínio do subtipo durante uma estação parece conduzir, praticamente no tempo real, a uma mudança na susceptibilidade pela idade,” explica Alain Gagnon,  principal responsável por este estudo.

Para retirar estas conclusões, os especialistas canadianos recorreram à temporada da gripe 2018/2019. Isto porque durante este período, excecionalmente, ocorreram os dois tipos de gripe, ainda que em diferentes momentos.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

05-02-2020



RELACIONADOS