É quase instintivo. Quando nos vemos em situações de maior stress acabamos por ficar mais próximos de cair na tentação. No caso, de comer alimentos que têm tudo para fazer mal ao nosso organismo. É mesmo caso para dizer: quem nunca devorou uma barra de chocolate em minutos que atire a primeira pedra.
Leia ainda: Saiba como pode controlar a vontade de comer doces
Esta queda para este tipo de alimentos, em situações de stress, é comprovada cientificamente. “Quando estão stressadas, as pessoas tendem a desejar alimentos que são ricos em açúcar, gordura e sal, porque estes aumentam diretamente os níveis de cortisol (a hormona do stress)”, explica Heather Bauer (fundadora do site Bestowed.com) em declarações ao Huffington Post.
Veja o vídeo:
Deve procurar alimentos com pouco açúcar
Acontece que, numa situação destas, a intenção passa (ou deveria passar) por acabar com o stress. No entanto, este tipo de alimentos têm o efeito contrário já que aumentam a dita hormona do stress. Quando mais stressados, devemos procurar por alimentos com pouco açúcar e baixo teor de estimulantes.
Veja também: Fruto seco ajuda a queimar a gordura abdominal
Ficar stressado é algo que muitas das vezes é difícil de evitar, o Huffington Post fez uma lista com os alimentos a que deve “fugir” no caso de estar a passar por uma verdadeira crise de nervos. Damos a conhecer essa mesma lista, constituída por 8 itens, na galeria, em baixo.
Percorra a galeria e conheça os 8 alimentos que deve evitar em situações de stress.
Siga o ParaEles no Instagram
1/8
Pastilhas elásticas – os produtos adoçados de forma artificial tendem a exacerbar problemas digestivos. Estes mesmos problemas podem levar à irritabilidade e, consequentemente, ao aumento do stress.
2/8
Batatas fritas – os altos níveis de gordura combinados ao hidrato de carbono até podem fornecer alguma energia momentaneamente, mas vão acabar por piorar a ansiedade. Isto sem falar dos problemas envolvendo hipertensão, obesidade e afins.
3/8
Bebidas alcoólicas – existe a ilusão que um ou mais copos de vinho podem amenizar o nervosismo. Na verdade, acontece precisamente o oposto, já que o álcool estimula a libertação do já referido cortisol.
4/8
Comidas picantes – “O stress desacelera o metabolismo, fazendo com que a digestão fique mais lenta e difícil. Isso pode causar um refluxo ácido, pois o alimento fica mais tempo no estômago e as comidas picantes pioram o desconforto", disse Heather Bauer ao Huffington Post. As comidas picantes vão ajudar a piorar ainda mais a situação.
5/8
Doces e chocolates – o açúcar, como dito anteriormente, aumenta os níveis de cortisol. Por isso, talvez deva pensar duas vezes antes de se "refugiar" nos doces em situações de maior aperto.
6/8
Alimentos processados – os alimentos com alto teor de sódio, gordura e aditivos artificiais (fritos de pacote, bolachas recheadas e afins) podem aumentar o nível de stress por estimularem a produção de cortisol.
7/8
Bebidas energéticas – são bebidas ricas em cafeína e açúcar, ingredientes que agravam os sintomas de stress. Combinados têm um efeito "bomba" no nosso organismo.
8/8
Cafeína – todas as bebidas ricas em cafeína, como o café, o cappuccino, chás preto e verde, e as já referidas bebidas energéticas, estimulam a libertação de cortisol. Em excesso, provocam insónias e, em caso extremo, podem provocar uma taquicardia.
Siga o ParaEles no Instagram