Sargis Adamyan, o novo Miroslav Klose que despachou o Bayern de Munique

Sargis Adamyan, o novo Miroslav Klose que despachou o Bayern de Munique

Desporto

Sargis Adamyan, o novo Miroslav Klose que despachou o Bayern de Munique

Sargis Adamyan deu-se a conhecer com um bis frente ao Bayern Munique e há já quem o compare com Miroslav Klose.

Artigo de Equipa Paraeles

07-10-2019

A história de Sargis Adamyan dava um verdadeiro conto de fadas. O nome do avançado arménio ficou no ouvido daqueles que assistiram à surpreendente derrota do Bayern Munique frente ao Hoffenheim. Com dois golos, Adamyan coroou uma noite que ficará seguramente para a história por muitos e variados motivos.

Bater o todo-poderoso Bayern é sempre motivo de festa. Ainda para mais na sua casa e depois dos crónicos campeões da Bundesliga terem humilhado o Tottenham na Liga dos Campeões. Aliás, o Hoffenheim, que se tem destacado nos últimos anos como uma das boas equipa da primeira liga alemã, nunca tinha vencido no Allianz Arena. Por outro lado, Adamyan fez os seus primeiros golos na competição e ao serviço do Hoffenheim. Estreou-se logo com um bis e nas redes defendidas por Manuel Neuer.

Leia ainda: Martin Odegaard, o génio ignorado por Zidane é a sensação da liga espanhola

Um arranque deste tipo seria o augúrio para uma promissora carreira. Mas isto se tivéssemos a falar de um jovem jogador. Ainda para mais se tivermos em conta o histórico dos último avançados do Hoffenheim – Firmino e Joelinton – que protagonizaram transferências milionárias para Inglaterra. No entanto, Sargis Adamyan tem já 26 anos.

Nascido na Arménia, na cidade de Yerevan, Adamyan veio com apenas cinco anos para a Alemanha, juntamente com os seus pais que procuravam uma vida melhor em terras germânicas. Foi precisamente na Alemanha que começou a dar os seus primeiros passos no relvado. Tardiamente, já que a sua estreia como profissional deu-se já com 19 anos, ao serviço do Handa Rostock, na terceira divisão alemã. Passou os quatro anos seguintes na quarta divisão, primeiro no TSG Neustrelitz e depois no TSV Steinbach. Curiosamente, foi neste período que se estreou ao serviço da principal seleção da Arménia e marcou o seu primeiro e único golo internacional, frente ao Lichtenstein.

Veja o vídeo com os melhores lances do jogo entre Bayern e Hoffenheim:

A chegada de Adamyan ao Hoffenheim

Um bom último ano no Steinbach, com 16 golos e cinco assistências, valeu-lhe uma oportunidade na segunda divisão. Foi jogar com as cores do Jahn Ragensburg. Depois de uma primeira época discreta, com cinco golos e duas assistências, Adamyan explodiu na segunda com 15 golos e 11 assistências. Foi este ano espectacular que lhe valeu uma oportunidade no Hoffenheim. “Trabalhei muito no duro, nunca desisti, estava a treinar sempre muito e sempre acreditei que chegaria a este nível um dia”, explicou Adamyan quando foi confirmada a sua transferência para o Hoffenheim.

Veja também: Serge Gnabry, o velocista do relvados que destroçou o Tottenham

Este percurso peculiar valeu-lhe várias comparações com Miroslav Klose, uma das maiores lendas da Alemanha e da Bundesliga. O avançado de origem polaca fez a sua estreia profissional apenas com 20 anos e na quarta divisão alemã. A estreia no principal escalão fê-la com 22 anos e o resto é a história que se conhece: 121 golos em 307 jogos na Bundesliga (sem mencionar que é o melhor marcador de sempre em Mundiais). O próprio estilo lutador, a finalização clínica, é semelhante.

O amigo Mkhitaryan

Na Alemanha acreditam que Adamyan vai ser uma das surpresas do campeonato. O avançado é apenas o segundo jogador arménio a jogar na Bundesliga. O outro é Mkhitaryan, jogador que brilhou ao serviço do Borussia Dortmund, e que já congratulou o conterrâneo pela chegada ao principal escalão alemão.

“O Henrikh (Mkhitaryan) foi um dos primeiros a dar-me os parabéns pela mudança. Ele disse que foi um passo muito bom para mim, mas que tenho que continuar a treinar duro para alcançar resultados ainda melhores. Henrikh é um jogador cujo conselho deve ser  sempre considerado. Ele sabe o que é o verdadeiro sucesso”, disse Adamyan numa entrevista.

O Hoffenheim fez um autêntico leilão do seu plantel neste último verão. Saíram algumas das suas principais peças como Joelinton, Demirbay, Nico Schulz e Amiri, num lucro superior a 100 milhões de euros. Muito do sucesso do clube do sul da Alemanha dependerá do que Adamyan conseguir acrescentar. Ele que agora se assumiu como a principal referência ofensiva da equipa.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

07-10-2019



RELACIONADOS