Snus. O produto proibido que é utilizado por jogadores da Premier League

Snus. O produto proibido que é utilizado por jogadores da Premier League

Desporto

Snus. O produto proibido que é utilizado por jogadores da Premier League

É um estimulante com altos níveis de nicotina, chama-se snus e é utilizado por muitos jogadores da Premier League, como é o caso de Jamie Vardy. O produto é proibido está a causar apreensão num dos principais campeonatos europeus.

Artigo de Bruno Seruca

02-04-2018

Tem o nome de snus e distingue-se por ser um estimulante com altos níveis de nicotina. Apesar de a venda deste produto estar proibida desde 1992 na maior parte da Europa, pode ser comprado na Suécia. O produto é vendido em pequenos pacotes (semelhantes ao de chá), está disponível em vários sabores e custa apenas 9 euros, sendo de fácil compra na internet. Os jogadores colocam o mesmo entre os lábios e gengivas e cada pacote fornece 27,7 mg de nicotina, três vezes mais do que um cigarro normal e que ajuda a potenciar o rendimento desportivo. Pode provocar o cancro, está proibido pelas agências antidoping mas existem jogadores que até o consomem snus em campo.

“Quando assinei pelo Leicester comecei a usar ‘snus’, que são pequenos pacotes de nicotina que se colocam nas gengivas por uns 10 minutos. Ajuda-me a relaxar”, diz Jamie Vardy

“O número de miúdos que utiliza isto é assustador. Podemos muitas vezes vê-los a usar no banco. É terrível”, refere um treinador, cuja identidade não foi revelada, ao Daily Mail. Mas nem todos os atletas que recorrem ao snus são jovens. Jamie Vardy confessou, na sua biografia, ser consumidor do produto. “Nunca gostei que fazer tudo certinho. Quando assinei pelo Leicester comecei a usar ‘snus’, que são pequenos pacotes de nicotina que se colocam nas gengivas por uns 10 minutos. Ajuda-me a relaxar. Há muitos jogadores que usam, mais do que as pessoas possam imaginar. Alguns até usam durante os jogos”, revelou. O Daily Mail fotografou o banco do Leicester depois de um jogo da Premier League e encontrou diversos invólucros dos pacotes de snus no chão.

Pep Guardiola, treinador do Manchester City, e Rafa Benítez, do Newcastle, já falaram sobre o polémico tema. “Soube disto apenas esta manhã, quando o médico veio ao meu gabinete falar-me disto. Não conheço os efeitos nem o prazer disso”, disse Guardiola. “Fiquei surpreendido quando me falaram deste produto, mas não deverá ser um problema para nós”, referiu Benítez. Victor Lindelof, que já passou pelo Benfica e representa agora o Manchester United, já publicou nas redes sociais uma imagem do produto, mas o clube treinado por José Mourinho ainda não abordou o tema. Pierre-Emerick Aubameyang e Jamaal Lascelles são outros nomes apontados como consumidores de snus.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

02-04-2018



RELACIONADOS