Está de volta aquele que é o jogo preferido dos treinadores de bancada. Falamos do Football Manager 2022, que está a ser apontado como o melhor dos últimos anos. É certo que existem muitas novidades que aproximam o jogo ainda mais do futebol real, mas não é disso que iremos falar. Aproveitamos, à boleia do Daily Star Sport, o lançamento da mais recente edição para recuperar 12 jogadores que eram vistos como jovens talentos que seriam as grandes estrelas do futuro do futebol mundial. Um deles é Freddy Adu, nome bem conhecido dos portugueses. E se no simulador eram fenomenais, na vida real nem sempre foi assim.
Leia ainda: Da comparação com Pelé e erro no Benfica ao despedimento na quarta divisão sueca
Freddy Adu
No Football Manager 06 e 07 era um dos grandes nomes. Chegou a ser comparado com Pelé e chegou a Portugal para representar o Benfica. Passou por diversos países, praticamente sempre sem sucesso, e aos 31 anos está sem clube.
Freddy Adu passou sem sucesso pelo Benfica
Henri Saivet
Estávamos em 2016 quando assinou contrato com o Newcastle United numa transferência de 6 milhões de euros. Os fãs do FM 08 acreditavam que o jogador ia confirmar o talento mostrado no simulador. Foi comparado com Thierry Henry, mas nunca comprovou o talento. Aos 31 anos está sem clube.
Anthony Vanden Borre
Nas edições de 2006 e 2007 era um jogador apetecível para qualquer treinador que quisesse talento a baixo custo. Tinha apenas 17 anos e era visto como um lateral muito talentoso que tinha ainda capacidade para jogar no centro da defesa. O momento alto da carreira foi quando assinou contrato com a Fiorentina. Agora, aos 34 anos, não tem equipa.
Cherno Samba
Assinou contrato com o Millwall quando tinha apenas 13 anos. Brilhou no Championship Manager 01/02 e chegou a ser escolhido para a seleção inglesa sub-17 antes de Wayne Rooney. Só jogou em clubes de menor dimensão e terminou a carreira em 2015, numa altura em que não tinha clube.
Igor Akinfeev era um talento no FM e é também na vida real
Igor Akinfeev
Era um dos guarda-redes mais apetecíveis no FM 06 e 07 e este é daqueles que não engana. É um grande talento também na vida real e aos 35 anos mantém-se no CSKA Moscovo, o único clube que representou na carreira.
Veja também: Patrice Evra e o dia em que esteve para andar à porrada com Luis Suárez nas ruas de Manchester
Fredy Guarin
Todos o queriam contratar em 2005, ano do primeiro Football Manager. Brilhou no simulador e também com a camisola do Porto. Passou ainda por outros grandes clubes e neste momento está numa fase descendente da carreira. Protagonizou várias polémicas e aos 35 anos está sem clube.
Fredy Guarin brilhou com a camisola do Porto
Carlos Vela
Não era uma contratação fácil na edição de 09 pois já fazia parte dos quadros do Arsenal. Ainda assim, todos tentavam a sua sorte devido ao talento do jogador. Não brilhou nos Gunners e o mexicano passou por diversos empréstimos. Muito longe de ter uma má carreira, fica a sensação de que poderia ter sido ainda melhor, ao estilo do que fez nos espanhóis da Real Sociedad. Aos 32 anos está nos norte-americanos Los Angeles FC.
Tonton Zola Moukoko
No início do milénio era dos jogadores mais desejados. Ao ponto de ser uma das jovens estrelas do Championship Manager 01/02. Até porque marcava golos com facilidade e tinha um preço em conta. Acabou por nunca ter sucesso na vida real. Algo que é associado a uma tragédia pessoal pois teve de lidar com a morte dos pais e irmão em tenra idade. Acabou por passar a maior parte da carreira no seu país, a Suécia. Atualmente tem 37 anos e desde 2011 que nada se sabe sobre a carreira.
Carreira de Tonton Zola Moukoko fica marcada por tragédia pessoal
Zdravko Kuzmanovic
Não era um jovem talento barato no FM09. Até porque foi nesse ano que trocou a Fiorentina pelo Estugarda. Passou por bons clubes, como os mencionados e o Inter e terminou a carreira nos suíços do Basileia, em 2020.
Kyriakos Papadopoulos
Era visto como uma excelente contratação no FM2010, altura em que estava na equipa de reservas dos alemães do Schalke. Algo que se prolongou até à edição de 2014. Fez uma boa carreira na Alemanha até 2020, que poderia ter sido melhor sem tantas lesões. Depois de passar pela Croácia e Arábia Saudita regressou à Grécia. Atualmente, aos 29 anos, defende a camisola do Atromitos.
Daniel Opare não conseguiu singrar no Porto
Daniel Opare
Estávamos em 2009 e Daniel Opare estava na equipa secundária do Real Madrid. O que fazia com que fosse um bom negócio no FM. Entre outros passou pelo Porto, disputando apenas dois jogos pela equipa B dos dragões. Aos 31 anos está sem equipa.
Robert Acquafresca
Mais uma maravilha do FM09. Na altura estava no Inter de José Mourinho, mas era uma aquisição fácil. Máquina de golos no jogo teve uma carreira simpática na vida real. Ainda que sem tantos golos pois nunca marcou mais de 14 numa época. Terminou a carreira em 2020.
Fotos: Reprodução Instagram e reprodução Twitter