Descubra por que treinar à noite é melhor para a saúde

Descubra por que treinar à noite é melhor para a saúde

Desporto

Descubra por que treinar à noite é melhor para a saúde

É melhor treinar à noite, de tarde ou de manhã? Novo estudo vem apimentar a discussão.

Artigo de Bruno Seruca

24-04-2024

Afinal, devemos treinar de manhã, durante a tarde ou à noite? Existem diversas opiniões sobre este tema que aparenta estar longe de gerar consenso. Ainda assim, um novo estudo, publicado na Diabetes Care, vem acender ainda mais a discussão. Ao defender que o melhor para a saúde é mesmo treinar de noite. Isto quando o tema são as doenças cardiovasculares e a morte precoce.

Leia ainda: Os perigos escondidos nas aplicações de fitness que todos usam

Atletas olímpicas em destaque em vídeo ousado

O trabalho, realizado por investigadores da Universidade de Sydney, Austrália, em conjunto com outras instituições analisou dados de quase 30 mil participantes do estudo UK Biobank. De modo a perceber o impacto da atividade física, moderada a vigorosa, na saúde ao longo de oito anos. O estudo centrou-se em indivíduos obesos com um índice de massa corporal superior a 30. Os participantes foram ainda divididos em quatro grupo bom base na atividade que tinham. Os resultados não deixam dúvidas. Aqueles que dedicavam mais tempo ao exercício noturno eram os que estavam melhor. Isto em comparação com o grupo mais sedentário. Existe um risco 61% menor de morte por qualquer causa. Menos 36% no que a doenças cardiovasculares diz respeito. E menos 24% de doença microvascular.

Explicação para os resultados

É certo que os exercícios realizados durante a manha (ou da parte da tarde) também evidenciam benefícios em comparação com o grupo mais sedentário. Ainda assim, não são tão vincados em comparação com a atividade física realizada à noite. Outro dado importante é que as frequência de exercício aparenta ser mais relevante para a saúde do que a duração total. E qual será a explicação para isto? Os especialistas acreditam que um fator relevante é o facto de o corpo estar melhor preparado para lidar com o açúcar no sangue ao final do dia. O que faz com que o exercício seja importante para transportar o excesso de glicose da corrente sanguínea para os músculos.

Tudo conta

Também deverá ter em mente que qualquer exercício conta. Ou seja, corridas, caminhadas ou mesmo outras atividades como subir escadas. Ou ainda algo como fazer uma limpeza vigorosa da casa ou terapia ocupacional. Tudo é válido e melhor do que o sedentarismo.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

24-04-2024



RELACIONADOS