Os perigos escondidos nas aplicações de fitness que todos usam

Os perigos escondidos nas aplicações de fitness que todos usam

Consumo

Os perigos escondidos nas aplicações de fitness que todos usam

Aplicações de fitness recolhem dados de hábitos alimentares e exercício físico. Mas sabe o que acontece aos mesmos?

Artigo de Bruno Seruca

19-04-2024

Nos dias que correm são raras as pessoas que não recorrem a uma qualquer aplicação para registar os dados dos treinos. Ou mesmo aqueles que estão relacionados com saúde e bem-estar. Aquilo que muitos desconhecem é dos riscos que correm ao utilizar algumas aplicações de fitness bastante populares. Que estão a recolher muitos dados que podem acabar partilhados com terceiros. Sendo que estamos a falar de informações bastante preciosas relacionadas com cada pessoa. Estes podem acabar nas mãos de companhias de seguros, anunciantes (que os compram) ou nas de spammers e piratas informáticos. Quem faz o alerta é a Incogni, que analisou nove aplicaões.

Leia ainda: 3 aplicações que deve apagar imediatamente do telemóvel

Recorde o mergulho viral de Zezé Camarinha

Uma das conclusões é a de que as aplicações analisadas recolhem, em média, 15,2 tipos de dados. A Fitbit é aquela que recolhe mais dados (21). Já a Justfit fica-se pelos cinco dados. Outro dado preocupante é o género de informação recolhida. MyFitnessPal, Strava, Peloton e Fitbit apuram a localização precisa dos utilizadores. Sendo que a Strava, Peloton e Fitbit também solicitam a localização aproximada. Oito aplicações recolhem dados como endereços de email e sete solicitam o nome da pessoa. Algumas, como a Fitbit e a WeightWatchers: Weight, até pedem o contacto telefónico. Já a YAZIO Food & Calorie Counter pede a morada do utilizador. Ou seja, algumas aplicações sabem com precisão moradas e locais de treino.

Aplicação quer saber orientação sexual dos utilizadores

Existem ainda alguns pormenores curiosos. Como o facto de a WeightWatchers: Weight Health pedir dados como raça e etnia. Ou o facto de a YAZIO Food & Calorie Counter querer saber a orientação sexual do utilizador, algo que não é opcional. Pela positiva, há a destacar o facto de as aplicações de fitness não cederem tantos dados a terceiros como aplicações de encontros online ou de moda. Neste aspeto, a mais preocupante é a BetterMe, que cede 17 dos 18 pontos de dados recolhidos.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

19-04-2024



RELACIONADOS