3 aplicações que deve apagar imediatamente do telemóvel

3 aplicações que deve apagar imediatamente do telemóvel

Consumo

3 aplicações que deve apagar imediatamente do telemóvel

Existem 3 aplicações que deve remover o mais depressa possível do telemóvel pois podem estar a roubar credenciais de acesso a aplicações bancárias (e não só).

Artigo de Bruno Seruca

15-04-2024

Se tem um smartphone Android fique a saber que acaba de ser descoberto em três aplicações um malware que o deverá deixar preocupado. Ao ponto de apagar imediatamente as respetivas aplicações. O aviso chega através da empresa de segurança de informação ESET, que alerta para o risco de que estejam a roubar mensagens e credenciais de acesso a aplicações bancárias.

Leia ainda: Cuidado! Esta é a nova burla no WhatsApp

Este video pode interessar-lhe

O alerta foi publicado na Forbes que refere que o malware é conhecido como XsploitSPY. E que está presente em aplicações que dizem dar interfaces para plataformas de mensagens populares. As aplicações que são consideradas perigosas são: Dink Messenger, SIM Info e Defcom. O malware tem capacidade para registar o GPS do utilizador. Acede ainda a gravações do microfone e câmara, as mensagens escritas e o registo da área de transferências e a notificações de mensagens.

O que fazer caso tenhas uma destas aplicações?

O primeiro conselho da ESET é que apague a aplicação o mais rápido possível. É ainda recomendado que efetue uma verificação de segurança do smartphone. É ainda aconselhado que mude as passwords das contas bancárias e mensagens. É ainda mencionado que o Play Protect do Google pode ser um excelente aliado. Pois pode proteger contra aplicações presentes na Play Store que conseguiram furar as defesas da loja virtual. Por fim, fique atento à duração da bateria, bem como à velocidade de processamento do gadget. Se existirem alterações anormais, certifique-se do que está a ser executado em segundo plano.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

15-04-2024



RELACIONADOS