Aleksandar Mitrovic, da adolescência destinada à criminalidade ao golo que trama Portugal

Aleksandar Mitrovic, da adolescência destinada à criminalidade ao golo que trama Portugal

Desporto

Aleksandar Mitrovic, da adolescência destinada à criminalidade ao golo que trama Portugal

Adolescência do “carrasco” de Portugal parecia destinada ao crime, mas Aleksandar Mitrovic transformou-se num goleador temível.

Artigo de Bruno Seruca

16-11-2021

Portugal corre sérios riscos de ficar de fora do Mundial que se irá disputar no Catar em 2022 e um dos responsáveis por Cristiano Ronaldo e companhia terem de disputar um play-off dá pelo nome de Aleksandar Mitrovic. E enquanto os portugueses analisam os possíveis adversários da prova, o avançado do Fulham, onde é treinado pelo português Marco Silva, respira de alívio por ter acertado as contas com a seleção da Sérvia.

Leia ainda: Raul de Tomás é o espanhol com o pé mais quente da atualidade

“Paguei a vingança à Escócia com juros! Quando trabalhas no duro é só uma questão de tempo até receberes a tua recompensa. Não tenho palavras para descrever como me sinto”, revelou ao canal sérvio Nova depois de ter marcado o golo decisivo que colocou a sua seleção pela primeira vez num Mundial. Tento que chega um ano depois de ter falhado, frente à Escócia, a grande penalidade que impediu que a Sérvia estivesse presente no Euro-2020.

Infância destinada à criminalidade

Aos 27 anos é considerado um dos temíveis avançados da atualidade, mas a vida poderia ser bem diferente neste momento. “O meu pai disse-me que seria um criminoso ou um kickboxer. Em certa ocasião uns 100 miúdos atiraram pedras a um comboio antes de mim. A minha pedra entrou pela janela e acertou no condutor. Não restou outra opção ao meu pai senão bater-me”, recordou numa entrevista ao The Telegraph. Foi durante esta conversa que também abordou a paixão pelo ginásio. “O meu corpo é a minha arma e tenho de mantê-lo em forma. Preciso de me sentir forte, pois não sou rápido e habilidoso como o Sterling. Gosto de ir ao ginásio, aliás preciso de ir ao ginásio, até nos dias de folga”, explicava.

Perto do Benfica, desejado por Porto e Sporting

Em 2015, Mitrovic esteve perto de mudar-se para Portugal e para o Benfica. Aliás, o avançado então nos belgas do Anderlecht chegou mesmo a falar como se já estivesse na Luz. “É um dos maiores clubes europeus e será um prazer e uma honra se eu puder jogar pelo Benfica. Joguei uma vez contra o Benfica em Lisboa e vi como o clube era enorme e com muitos adeptos. Tem uma história muito grande”, disse, então com 21 anos, à Rádio Renascença. Escreveu-se que o Porto também esteve interessado e o jogador não teve problemas em colocar o Sporting de lado. “O Sporting? Benfica é um dos maiores clubes na Europa e, sem dúvida, muito maior do que o Sporting”, disse. Curiosamente, seis anos depois é na Luz que marca um dos golos mais importantes da carreira.

Sonho infeliz no Newcastle e golos e mais golos no Fulham

Não assinou pelo Benfica e rumou a Inglaterra para assinar pelo Newcastle United. Este negócio foi uma espécie de realizar de um sonho. Até porque a família era fã do clube com especial admiração pelo também avançado Alan Shearer. Custou 18,5 milhões de euros e marcou apenas 17 golos em duas temporadas. Os adeptos começaram a desconfiar do potencial e acabou por ser emprestado ao Fulham, do segundo escalão do futebol inglês.

E em Londres as coisas não poderiam correr melhor. Tanto que o clube não teve problemas em avançar com 24,7 milhões de euros pelo passe do avançado. Em 17 jogos no Championship Mitrovic conta com 20 golos. Números que comprovam o talento do “carrasco” de Portugal que terá agora a oportunidade de jogar num Mundial de futebol. Mitrovic chega ao Catar com outro rótulo de prestígio. Ou não estivéssemos a falar do melhor marcador de sempre da seleção A da Sérvia.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

16-11-2021



RELACIONADOS