A final da MLS está aí e Stefan Frei arrisca ser o principal protagonista

A final da MLS está aí e Stefan Frei arrisca ser o principal protagonista

Desporto

A final da MLS está aí e Stefan Frei arrisca ser o principal protagonista

Stefan Frei vai defrontar a antiga equipa, pode ser campeão pela segunda vez e promete ser um dos protagonista numa final da MLS que deverá ser equilibrada.

Artigo de Hugo Mesquita

08-11-2019

O momento mais importante do “soccer” nos Estados Unidos da América acontece a 10 de novembro. O campeonato norte-americano de futebol – como acontece em tantos outras modalidades naquele país – divide-se em fase regular e play-offs. O vencedor dos play-offs é declarado o grande campeão da MLS. A final deste ano coloca frente-a-frente Seattle Sounders e os super-favoritos Toronto FC. Stefan Frei, guarda-redes dos Sounders, promete ser o principal candidato a protagonista do jogo.

Este será um jogo muito especial para o jogador suíço. Desde logo, vai enfrentar a equipa pela qual se estreou como profissional e conquistou quatro campeonatos do Canadá. E por outro, pode cimentar ainda mais a sua posição como um dos jogadores mais importantes da competição, levantando o caneco principal pela segunda vez.

Histórico entre Seattle e Toronto sugere jogo equilibrado

A tarefa de Frei e da sua equipa não será nada fácil. Vão enfrentar uma equipa do Toronto que vai para a sua terceira final em apenas quatro anos. Além disso, e curiosamente, a única conquista da equipa do Canadá foi precisamente contra os Seattle Sounders, em 2017. A equipa de Frei tinha sido campeã no ano anterior. Imagine contra quem… Toronto.

Leia ainda: 15 curiosidades que desconhece sobre o Super Bowl, o maior evento desportivo do mundo

Os últimos confrontos das duas equipas até mostram um ligeiro favoritismo para Seattle. Isto porque até venceram os últimos dois jogos entre os dois conjuntos. Se contarmos os últimos cinco jogos temos um empate técnico: duas vitórias para cada equipa e um empate.

Veja o vídeo da melhor defesa de sempre da MLS:

Dono da melhor defesa de sempre

Outro ponto a favor de Seattle é o facto de ter eliminado a equipa que era considerada por todos como a principal candidata a conquistar o título, os Los Angeles FC. Conseguiu-o fora de casa e por um esclarecedor 3-1. Por outro lado, e não menos importante, Toronto eliminou o Atlanta United, a equipa que tinha sido campeã no ano anterior.

Veja também: O adeus polémico aos EUA e a exigência milionária de Zlatan Ibrahimovic para regressar a Itália

Analisados todos estes detalhes, será surpreendente se não tivermos uma final de qualidade e bem disputada, sem um vencedor claro à partida. É precisamente aqui que entra Stefan Frei. Num jogo renhido, o guarda-redes pode assumir um protagonismo grande se conseguir manter a sua baliza inviolável durante todo o jogo. Os guarda-redes podem também ser fundamentais caso o jogo chegue ao desempate por grandes penalidades.

Stefan Frei tem a seu favor o facto de ser o dono da melhor defesa de sempre na competição. Foi precisamente na final da MLS que ganhou, frente a Toronto, a remate de cabeça de Jozy Altidore. Foi no prolongamento, ao minuto 108, num jogo que a sua equipa acabaria por vencer nos penaltis. Irá a história repetir-se?

O segredo de Stefan Frei

O guarda-redes tem ainda um segredo que lhe tem permitido elevar o seu nível nos últimos jogos. Frei abraçou um sonho antigo e começou a pintar. Fá-lo nas folgas e nas deslocações, neste caso com recurso ao seu tablet. Este pequeno hobby, afirma, tem lhe permitido entrar no relvado mais relaxado, com menos pressão.

“Ultimamente, tenho levado mais a sério a minha arte. Sempre foi uma paixão minha, mas ser criativo também me ajudou a lidar com as pressões com as quais um atleta profissional lida”, disse em entrevista ao site Geekwire. Seattle Sounders e Toronto enfrentam-se a 10 de novembro, no CenturyLink Field  Stadium, em Seattle,  às 20 horas (horário de Portugal Continental). O jogo vai ser transmitido pela Sport TV.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

08-11-2019



RELACIONADOS