A melhor edição dos Óscares foi em 1995 e a prova disso são os filmes derrotados por Forrest Gump

A melhor edição dos Óscares foi em 1995 e a prova disso são os filmes derrotados por Forrest Gump

Culto

A melhor edição dos Óscares foi em 1995 e a prova disso são os filmes derrotados por Forrest Gump

Se compararmos os nomeados ao Óscar de melhor filme em 1995 com os últimos vencedores, percebemos que existe uma acentuada perda de qualidade.

Artigo de Hugo Mesquita

19-02-2019

Sabe o que têm em comum “12 Anos Escravo”, “Birdman”, “O Caso Spotlight”, “Moonlight” e “A Forma da Água”? São os últimos cinco vencedores do Óscar de Melhor Filme. Não se sinta mal se por acaso for um dos muitos que não se lembra dos últimos vencedores dos mais mediáticos prémios da indústria do cinema.

Um inquérito do “Hollywood Report” chegou à conclusão que os norte-americanos, na sua grande maioria, não se lembram dos últimos vencedores. Mais de metade dos inquiridos, 58%, não sabia que “A Forma da Água” tinha sido o grande vencedor do ano passado. Relativamente aos anteriores, as confusões foram várias.

A maioria apontou “La La Land: Melodia do Amor” como o vencedor em 2017, quando na verdade foi “Moonlight”. A famosa troca de envelopes nessa gala pode ter contribuído para este equívoco, mas rapidamente percebemos que relativamente a anos anteriores as confusões permanecem.

Em 2016, a maioria aponta a “The Revenant: O Renascido”, quando na verdade o vencedor foi “O Caso Spotlight”. É preciso recuar até 2014 para que a maioria acerte no filme vencedor. Nesse ano, conquistou o galardão “12 Anos Escravos”. “O Lobo de Wall Street” foi o seu principal concorrente. Estas confusões não surpreendem, uma vez que nenhum dos últimos cinco vencedores atingiu os 100 milhões de dólares de bilheteira. O fracasso a nível de audiência da própria gala certamente que também não ajuda.

1994, o ano de ouro do cinema

São estes sinais de que a indústria do cinema está a perder força, nomeadamente para as séries? Se compararmos, por exemplo, a Gala dos Óscares de 1995, percebemos de imediato que algo não está bem.

No ano de 1994 chegaram às salas de cinema alguns dos melhores filmes de todos os tempos. Foi o ano de “Forrest Gump”, “Pulp Fiction” e “Os Condenados Shawshank”. Mas também de “Quatro Casamentos e Um Funeral” e “Quiz Show”. Foram estas cinco longas-metragens que concorreram à estatueta de melhor filme em 1995. “Forrest Gump” acabaria por levar a melhor.

Ter um filme da qualidade de “Os Condenados Shawshank” sem o Óscar mostra como a fasquia estava, à altura, bastante alta, ao contrário do que sucede atualmente. O filme sobre Andy Dufresne (Tim Robbins) é há já largos anos o mais bem pontuado filme no IMDB, com 9.3.

Nos últimos cinco vencedores dos Óscares, apenas dois ultrapassam os oito valores no IMDB e ambos apenas em uma décima (8,1). São eles “12 Anos Escravo” e “O Caso Spotlight”. “A Forma da Água” e “Moonlight” têm apenas 7.4 de nota, enquanto que “Birdman” tem 7.7.

Dos cinco nomeados ao Óscar de 1995, apenas um, “Quatro Casamentos e Um Funeral”, tem uma nota inferior à do pior dos últimos vencedores, com 7.1. “Pulp Fiction” com 8,8 e “Forrest Gump” com 8.9, além do já citado “Os Condenados Shawshank”,  têm notas bem acima dos 8.1 de “O Caso Spotlight” e “12 Anos Escravo”. “Quiz Show” tem 7.5.

Curiosamente, no top 10 de séries com melhores notas no IMDB, apenas uma, “Cosmos” (1980), é anterior ao virar do milénio. “Planet Earth II” (2016) é primeira com 9.5, segue-se “Irmãos de Armas” (2001) com a mesma nota. “A Guerra dos Tronos” fecha o pódio com 9.4.

Corrida aos Óscares 2019

Para a gala deste ano estão oito filmes na corrida à principal estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas: “A Favorita”; “Assim Nasce Uma Estrela”; “BlacKkKlansman: O Infiltrado”; “Black Panther”; “Bohemian Rhapsody”; “Green Book – Um Guia Para a Vida”; “Roma” e “Vice”.

À primeira vista, no que a qualidade cinematográfica diz respeito, o nível parece ter subido em comparação com anos anteriores. Não existe um filme que se destaque dos demais e é por isso de difícil prever qual será o grande vencedor. Pela pontuação no IMDB, o vencedor seria “Green Book – Um Guia Para a Vida”, com uma nota de 8.3. Segue-se “Bohemian Rhapsody” com 8.2.

Mas, mais uma vez, identificamos que a nível de notas nenhum dos nomeados se aproxima dos três principais nomeados de 1995. Ainda assim, é plausível que, pelo menos “Black Panther”, pelos vários recordes de bilheteira batidos, e “Bohemian Rhapsody”, por se tratar de uma biografia de um dos maiores astros da música, permaneçam nas páginas de ouro do cinema. Ao nível de “Pulp Fiction”, “Forrest Gump”e “Os Condenados Shawshank”? Duvidamos.

Percorra a galeria e conheça os nomeados ao Óscar de Melhor de Filme de 1995, de 2019 e os vencedores dos últimos anos, bem como as suas pontuações no IMDB.

Fotos: IMDB

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

19-02-2019



RELACIONADOS