Descubra por que fazer muitos exercícios não é sinónimo de melhor treino

Descubra por que fazer muitos exercícios não é sinónimo de melhor treino

Desporto

Descubra por que fazer muitos exercícios não é sinónimo de melhor treino

Passar largas horas no ginásio a fazer muitos exercícios diferentes não significa que vá obter melhores resultados do que com um treino curto e intenso.

Artigo de Bruno Seruca

03-04-2024

Durante muito tempo existiu a ideia de que quanto mais tempo passamos no ginásio, melhor. E quantos mais exercícios fazemos durante um treino, melhor. O que faz com que muitas pessoas ainda duvidem da ideia de que podem treinar metade do tempo com melhores resultados. E que continuem a acreditar que quanto mais tempo treinarem, mais depressa atingem o objetivo a que se propuseram. E isto é errado.

Leia ainda: Descubra se realmente precisa de usar um cinto de levantamento de pesos no ginásio

 

Vários estudos já revelaram ser possível obter excelentes resultados com três séries de um determinado exercício para um grupo muscular. Mesmo assim, muitas pessoas ainda continuam a fazer três séries de quatro exercícios. Isto sem esquecer a intensidade. Aliás, é por causa da intensidade que muitas pessoas acreditam que podem fazer muito mais do que as tais três séries de um exercício.

O ideal é elevar a fadiga muscular ao máximo

O foco deverá estar em outros aspetos do treino que vão além do número de repetições e de exercícios. Poderá focar-se no aumento da carga ou na qualidade das repetições. Até porque será sempre melhor um número menor de repetições com um movimento perfeito. Deverá ter ainda em conta o esforço que entrega a cada série. Sendo que o ideal é elevar a fadiga muscular ao máximo. Por exemplo, se com o peso máximo consegue fazer 10 repetições e está a fazer apenas 8, não se esforçou ao máximo. Lembre-se sempre de que mais não significa melhor. E que mais vale treinar 30 minutos de forma consciente e perfeita do que várias horas sem qualquer desafio muscular. Um treino longo com diversos exercícios só para encher nunca será uma boa opção.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

03-04-2024



RELACIONADOS