Descubra se realmente precisa de usar um cinto de levantamento de pesos no ginásio

Descubra se realmente precisa de usar um cinto de levantamento de pesos no ginásio

Desporto

Descubra se realmente precisa de usar um cinto de levantamento de pesos no ginásio

O cinto de levantamento de pesos é cada vez mais utilizado nos ginásios, mas muitas pessoas estão a usar este acessório de forma errada.

Artigo de Bruno Seruca

14-08-2019

Quem acompanha os Jogos Olímpicos e assiste às provas de halterofilismo repara no cinto de levantamento de pesos que os atletas usam. Este acessório transformou-se numa espécie de acessório de moda no ginásio. É cada vez mais comum encontrar pessoas que usam estes cintos para praticamente todos os treinos que fazem.

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O objetivo dos cintos de levantamento de pesos é o de aumentar a pressão intra-abdominal dos atletas. O que dá um suporte à espinha no momento em que se estão a levantar pesos muito pesados. E existem diversos estudos que revelam que é um excelente acessório nestas condições. Mas também existem outros estudos que desaconselham o uso para aqueles que não praticam a modalidade nem levantam pesos extremamente pesados.

E existem dois motivos que explicam esta opinião. O corpo já vem “equipado” com o próprio “cinto” que, em conjunto com outros órgãos, aumenta a estabilidade das costas no momento em que levantamos pesos. Além disso, o uso excessivo do cinto de levantamento de pesos poderá levar a um maior risco de lesões sempre que o cinto não é utilizado.

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Por isso os especialistas são da opinião de que poderá esquecer o cinto. A não ser que vá iniciar o treino logo com o peso máximo que costuma levantar. Ou quando faz exercícios com mais de 80% do peso máximo com que consegue fazer uma repetição. À parte disto, foque-se em planos de treino que ajudem a fortalecer o “cinto” natural do corpo. Prancha é um bom exercício para esta finalidade.

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Artigo de
Bruno Seruca

14-08-2019



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