Quem acompanha os Jogos Olímpicos e assiste às provas de halterofilismo repara no cinto de levantamento de pesos que os atletas usam. Este acessório transformou-se numa espécie de acessório de moda no ginásio. É cada vez mais comum encontrar pessoas que usam estes cintos para praticamente todos os treinos que fazem.
Leia ainda: 3 coisas de que não se pode esquecer quando praticar desporto ao ar livre com muito calor
O objetivo dos cintos de levantamento de pesos é o de aumentar a pressão intra-abdominal dos atletas. O que dá um suporte à espinha no momento em que se estão a levantar pesos muito pesados. E existem diversos estudos que revelam que é um excelente acessório nestas condições. Mas também existem outros estudos que desaconselham o uso para aqueles que não praticam a modalidade nem levantam pesos extremamente pesados.
Poderá esquecer o cinto em alguns casos
E existem dois motivos que explicam esta opinião. O corpo já vem “equipado” com o próprio “cinto” que, em conjunto com outros órgãos, aumenta a estabilidade das costas no momento em que levantamos pesos. Além disso, o uso excessivo do cinto de levantamento de pesos poderá levar a um maior risco de lesões sempre que o cinto não é utilizado. Por isso os especialistas são da opinião de que poderá esquecer o cinto. A não ser que vá iniciar o treino logo com o peso máximo que costuma levantar. Ou quando faz exercícios com mais de 80% do peso máximo com que consegue fazer uma repetição. À parte disto, foque-se em planos de treino que ajudem a fortalecer o “cinto” natural do corpo. Prancha é um bom exercício para esta finalidade.