José Mourinho, o treinador dos despedimentos milionários

José Mourinho, o treinador dos despedimentos milionários

Desporto

José Mourinho, o treinador dos despedimentos milionários

Treinador português é despedido pela terceira vez na carreira e só em indemnizações já recebeu qualquer coisa como 66 milhões de euros.

Artigo de Bruno Seruca

18-12-2018

Ser despedido apenas três vezes numa carreira de 18 anos, contando apenas com o tempo que leva enquanto treinador principal, é algo que não está ao alcance de todos. Aquele que muitos consideram o melhor treinador português de todos os tempos, e que já foi eleito o melhor do mundo em quatro ocasiões, acaba de ser despedido do Manchester United. Esta é a terceira vez que um clube dispensa os serviços de José Mourinho, tendo as outras acontecido nas duas passagens pelo Chelsea.

Leia ainda: 7 craques que José Mourinho desperdiçou

Junte-se a nós no Instagram

 

Em 18 anos de carreira, José Mourinho defendeu as cores de sete clubes – Benfica, Leiria, Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid e Machester United – divididos por quatro países: Portugal, Espanha, Itália e Inglaterra. E só em indemnizações, José Mourinho recebe mais dinheiro do que a maior parte dos treinadores consegue amealhar ao longo da carreira. “Se amanhã me despedirem fico milionário e tenho outro clube a pretender-me, por isso vou estar pressionado porquê?”, disse em 2007, numa altura em que se especulava sobre o seu despedimento. Que acabou por acontecer pouco tempo depois dessas declarações.

Leia também: Mourinho contra Pogba e outros 10 duelos marcantes entre treinadores e jogadores

Nesse ano e para sair do Chelsea recebeu qualquer coisa como 25 milhões de euros. O treinador português, de 55 anos, só voltaria a ser despedido em 2015, novamente no clube londrino. Na altura foi indemnizado em 14 milhões de euros. Sendo que continuou a receber o ordenado – 344 mil euros por semana – até encontrar clube, algo que é política normal nos blues.

“Se me mandarem embora, tem ideia da quantidade de dinheiro que me teriam de dar?”

Em 2016 juntou-se ao Manchester United, onde conquistou uma Liga Europa, uma Taça da Liga e uma Supertaça de Inglaterra, não conseguindo sagrar-se campeão com o antigo clube de Cristiano Ronaldo. Agora, e de acordo com a imprensa britânica, Mourinho irá receber 27 milhões de euros. Esta verba bate certo com as palavras do treinador num momento em que abordou um possível despedimento. “Muita gente diz que estou em perigo, mas não estou de acordo. Se me mandarem embora, tem ideia da quantidade de dinheiro que me teriam de dar?”, disse aos jornalistas.

Palavras que dão a entender que Mourinho não deverá estar interessado num acordo com o United e que o clube pouco se importa com o avultado valor a pagar ao português. Especula-se em Inglaterra que o clube preferiu despedir o treinador e perder os principais jogadores no mercado de janeiro. Isto numa altura em que surgiam praticamente todos os dias notícias a dar contas de problemas entre o técnico e jogadores do United. Isto sem contar com os maus resultados que deixam o clube a 19 pontos da liderança do campeonato inglês.

E o futuro?

Os despedimentos de Mourinho ganham contornos curiosos que vão além dos milhões que recebe para sair dos clubes. Apesar de ter sido despedido em três ocasiões, apenas dois clubes despediram o português. Sendo que o treinador só foi despedido em Inglaterra.

Também não é de esperar que o treinador fique muito tempo inativo. Nos despedimentos anteriores, o special one sempre disse não querer gozar anos sabáticos longe de futebol. Só falta saber qual o destino que poderá ser escolhido por Mourinho.  As grandes equipas dos principais campeonatos europeus contam com treinadores, aparentemente, livres de perigo. Mas como dizia Pimenta Machado, carismático presidente do Vitória de Guimarães, “no futebol o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira”.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

18-12-2018



RELACIONADOS