Lavar os dentes após as refeições pode prejudicar seriamente a saúde

Lavar os dentes após as refeições pode prejudicar seriamente a saúde

Lifestyle

Lavar os dentes após as refeições pode prejudicar seriamente a saúde

Lavar os dentes após as refeições é um hábito comum, mas que só deve ser feito 30 minutos após a refeição, caso contrário está a colocar em risco a saúde da sua boca.

Artigo de Hugo Mesquita

20-01-2020

Lavar os dentes é um comportamento que nos acompanha desde pequeno e que devemos seguir sempre. Desta forma, estamos não só a proteger a nossa higiene oral, como também a nossa saúde no geral. Isto porque a saúde da nossa boca influencia tudo o resto. Escovar os dentes várias vezes ao dia previne, por exemplo, problemas de coração (saiba mais aqui). Ainda assim, importa saber quando é mais oportuno escovar os dentes.

Leia ainda: 4 hábitos diários que tornam mais difícil emagrecer

Um hábito comum passa por lavar os dentes imediatamente após as refeições. E embora possa parecer um comportamento inocente e positivo para a nossa higiene oral, é, isso sim, um hábito que pode danificar seriamente o esmalte dos nossos dentes. O esmalte dental é a única proteção real que os dentes têm contra ataques externos, principalmente da placa bacteriana. É, por isso, algo que devemos procurar preservar a todo o custo.

Veja o vídeo:

Primeiro a saliva e só depois lavar os dentes

Para que fique claro, deve lavar os dentes após as refeições, mas evitar fazê-lo imediatamente após a refeição. Lavando, previne-se a propagação de bactérias provenientes de resíduos alimentares nos dentes que causem cárie dentária. No entanto, apenas devemos fazê-lo 30 minutos após a refeição. Durante esse período, caberá à saliva neutralizar os ácidos e, consequentemente, equilibrar o pH na nossa boca.

Veja também: Descubra como o picante pode melhorar a sua saúde

Lavando os dentes durante esse período de 30 minutos, estamos a ajudar a espalhar os ácidos pela boca e, desse modo, a promover a erosão dos nossos dentes. O esmalte começa a perder cálcio, o que torna o dente menos rígido. O tempo de espera será o suficiente para que o ácido seja neutralizado e o cálcio que se encontra dissolvido na saliva volte a fixar-se ao esmalte.

Esta regra aplica-se também após o vómito. É verdade que depois de vomitar ficamos com um sabor extremamente desagradável na boca e que o nosso primeiro instinto é lavar os dentes. No entanto, devemos igualmente aguardar os tais 30 minutos e só depois escovar os dentes.

Foto: iStock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

20-01-2020



RELACIONADOS