Esqueça as auroras boreais. Este é o verdadeiro motivo para visitar a Islândia

Esqueça as auroras boreais. Este é o verdadeiro motivo para visitar a Islândia

Lifestyle

Esqueça as auroras boreais. Este é o verdadeiro motivo para visitar a Islândia

Procura um bom motivo para visitar a Islândia? Apresentamos o melhor de todos, e vem mesmo a calhar com o começo do inverno.

Artigo de Hugo Mesquita

07-11-2018

Nem todos os bons destinos estão reservados para a época do verão. Um excelente exemplo é o da Islândia. Esta pequena ilha nórdica é conhecida por inúmeros motivos. Desde logo, pela garra e calor humano demonstrados pelos seus habitantes no apoio à sua seleção, tanto no Euro 2016 como, mais recentemente, no Mundial da Rússia, as duas primeiras grandes provas internacionais de futebol de seleções em que participaram. Mas há muito mais.

Se as suas gentes, por si só, já entusiasmam, o que dizer das esplendorosas paisagens da Islândia? Primeiramente, importa referir que esta ilha é um excelente cenário para assistir ao fenómeno da aurora boreal, mas o que impressiona mais ainda, pelo seu carácter único, são as grutas de gelo.

Com temperaturas médias a rondar os dois graus negativos no inverno, o branco é o pano de fundo das paisagens da Islândia neste época do ano. Com o frio, vem também o gelo. Com o gelo vêm então as grutas. São na ordem das centenas estas formações gélidas que se formam dentro dos glaciares durante o Inverno.

Junte-se a nós no Instagram:

 

Crystal Ice Cave é a gruta de gelo mais conhecida da Islândia

Todos os invernos são formadas novas grutas, porque no verão estas formações derretem. Assim, os visitantes são sempre surpreendidos com novas paisagens. Por outro lado, esta característica faz com que estas grutas possam apenas ser visitadas durante o inverno, já que no verão o gelo torna-se instável e inseguro para a presença humana.

A Langjokull Ice Cave é uma dessas grutas, mas que marca a diferença em relação às restantes. Primeiro, porque resulta da obra da mão humana – um túnel de 30 metros dentro de um glaciar. Por outro lado, é a única gruta de gelo que pode ser visitada durante todo o ano.

Dizem os locais que as grutas mais impressionantes são as que se formam no glaciar Vatnajökull, o maior da Europa, sendo que a mais famosa é a Crystal Ice Cave que, embora sofra modificações com o passar das estações, mantém a mesma localização desde o inverno de 2011-2012.

Se está no seu horizonte visitar estes pequenos paraísos congelados, tenha como referência os meses entre novembro e março e procure realizar este tipo de passeios com um guia, por questões de segurança.

Percorra a galeria e deixe-se maravilhar com as paisagens destas incríveis grutas na Islândia.

Fotos: Flickr
Artigo de
Hugo Mesquita

07-11-2018



RELACIONADOS