Camarão: chupar a cabeça pode ser bom, mas é perigoso

Camarão: chupar a cabeça pode ser bom, mas é perigoso

Lifestyle

Camarão: chupar a cabeça pode ser bom, mas é perigoso

Comer camarão traz coisas boas e menos boas ao nosso organismo, mas o principal perigo está na cabeça.

Artigo de Equipa Paraeles

01-08-2019

Uma imperial e um prato de camarões numa esplanada à beira-mar é meio caminho andado para deixar qualquer um feliz. Talvez por conta da relação que Portugal tem com o mar, o marisco faz parte das preferências de muitos portugueses. O camarão é provavelmente o preferido, mas também aquele lhe pode trazer mais dissabores.

Leia ainda: Curgete, a melhor amiga das dietas

O alerta chega-nos do nosso país vizinho. Segundo a Fundação Espanhola de Nutrição, as cabeças dos camarões estão repletas de cádmio, um metal tóxico que pode causar problemas sérios ao nosso organismo. Deve, por isso, evitar chupar a cabeça do camarão.

A presença desta metal nos camarões deve-se ao aumento da poluição nos mares, resultante, em grande parte, às descargas de resíduos industriais. O cádmio pode acumular-se no fígado, rins e ainda deteriorar os ossos. A exposição prolongada pode também contribuir para o aparecimento de vários tipos de cancro.

Veja o vídeo:

Comer camarão tem também benefícios para o organismo

A isto, junta-se ainda a elevada quantidade de colesterol presente neste marisco. Cada 100 gramas de camarão tem aproximadamente 200 miligramas de colesterol, sendo que a dose diária recomendada é inferior a 300 miligramas. Apesar disto, nem tudo é mau.

O consumo da camarão tem também os seus benefícios para o organismo. Desde logo, tem um baixo teor calórico, é rico em ómega 3 e está repleto de proteína, o que o torna um bom substituto ao consumo de carne.

Veja também:4 excelentes motivos para juntar o amendoim à sua dieta

Pesando os prós e contras, talvez não seja uma má ideia comer camarões de quando em vez, moderadamente, mas deve evitar chupar a cabeça do marisco, por conta da presença do referido cádmio.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

01-08-2019



RELACIONADOS