Dieta polémica promete perda de 10 kg em apenas seis semanas

Dieta polémica promete perda de 10 kg em apenas seis semanas

Lifestyle

Dieta polémica promete perda de 10 kg em apenas seis semanas

Dicas vão desde o não tomar o pequeno-almoço, aos banhos frios de manhã ou no cortar nos snacks entre refeições. Dieta polémica é amplamente criticada pelos nutricionistas.

Artigo de Equipa Paraeles

19-09-2019

Esta dieta vai contra tudo o que é comummente aceite pela maioria dos nutricionistas. Defende que se deve ignorar o pequeno-almoço e os snacks entre refeições, a prática de exercício físico em jejum e a toma de grandes doses de café. É controverso, mas a dieta promete a perda de 10 kg em apenas seis semanas.

As dicas polémicas foram colocadas no papel no livro Six Weeks To OMG: Get Skinnier Than All Your Friends (Seis Semanas Para Oh, Meu Deus: Ficar Mais Magra do que Todas as Suas Amigas), escrito pelo personal trainer Venice A Fulton (de nome real Paul Khanna). A obra foi amplamente criticada pela comunidade de nutricionistas, mas tornou-se um grande sucesso. E a dieta tem muitos seguidores.

Leia ainda: 10 alimentos que ajudam a combater o colesterol

Apesar das críticas, Paul Khanna defendeu, em entrevista ao Huffington Post,  que alguns médicos já se demonstraram recetivos a algumas das suas dicas e dieta. E garantiu ainda que todas as suas sugestões são baseadas em estudos publicados em revistas científicas disponíveis no American National Institutes of Health.

Basicamente, a dieta do PT Venice A Fulton combina nutrição, bioquímica, genética e psicologia para eliminar os quilos a mais e ainda reduzir a celulite. A propósito da entrevista ao Huffington Post, aquela publicação partilhou sete das dicas presentes na obra.

Veja o vídeo:

7 dicas para emagrecer 10 kg em seis semanas, segundo Paul Khanna

Diga não ao pequeno-almoço.
Uma das dicas mais polémicas do livro é o ignorar o pequeno-almoço. Paul defende que, de manhã, o corpo quase não possui açúcar no sangue, e, por isso, é a oportunidade perfeita para queimar a gordura acumulada. É, na opinião do autor, a melhor hora do dia para queimar calorias. Sustenta esta opinião afirmando que nenhum estudo conseguiu comprovar que as pessoas que não tomam o pequeno-almoço comem mais ao longo do dia.

Treinar em jejum.
Mais do que a intensidade ou duração dos treinos, o especialista defende que o horário escolhido para fazer exercício físico é bastante mais importante. Para ter um emagrecimento mais rápido, o autor defende o treino em jejum, de manhã, por conta da já referida menor dose de açúcar presente no sangue.

Esqueça os snacks.
Uma outra ideia comummente aceite pelos nutricionistas que Paul Khanna refuta por completo são os snacks entre refeições. Segundo o PT, o corpo tem de ficar sem receber combustível (alimentos) para poder gastar as reservas de gordura. Para o autor, comer três vezes ao dia é suficiente.

O café é um dos principais segredos do autor da obra que defende esta dieta

Banhos frios.
Uma das “missões” mais complicadas de aplicar do livro de Paul Khanna são os banhos frios de manhã. O autor afirma que as pessoas devem tomar um banho gelado logo após acordarem. E isso porque assim potenciam o gasto calórico, fazendo com que o corpo gaste 25 vezes mais energia. A temperatura da água não deve ser inferior a 20 graus, para não provocar hipotermia.

O segredo do café.
Um dos maiores segredos de Paul Khanna é o consumo de café. O autor afirma que a bebida  aliada potente e poderosa na queima de gordura, pois encoraja as células do organismo a libertar a energia armazenada.  O café deve ser ingerido sem leite ou açúcar.

Veja também: Seis mitos sobre alimentação que têm passado de geração em geração

Fruta impede perda de peso. 
Paul Khanna reconhece que a fruta é rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes, mas não coloca de parte a alta concentração de frutose, um tipo de açúcar que também engorda.  Além disso, a frutose afeta a libertação de leptina, que é a hormona da saciedade, que nos fará, assim, comer mais.

Diga adeus aos sumos e batidos.
Esta dica segue os argumentos da anterior. Normalmente, os sumos e batidos são feitos de frutas frescas, também elas ricas em frutose, o açúcar presente nesses alimentos.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

19-09-2019



RELACIONADOS