Descubra os riscos que corre quando segue as novas modas para lidar com queimaduras solares

Descubra os riscos que corre quando segue as novas modas para lidar com queimaduras solares

Lifestyle

Descubra os riscos que corre quando segue as novas modas para lidar com queimaduras solares

Especialista alerta para os perigos dos vídeos partilhados no TikTok que apresentam truques milagrosos para lidar com queimaduras solares.

Artigo de Bruno Seruca

06-08-2021

Uma das novas tendências do TikTok passa por partilhar vídeos com truques, supostamente infalíveis, para lidar com queimaduras solares. Estes conteúdos estão a tornar-se muito populares até porque muitos são aqueles que desvalorizam a proteção da pele devido ao desejo de alcançar o bronzeado perfeito. Como basta uma queimadura solar para que duplique a probabilidade de vir a desenvolver um melanoma, o Daily Star esteve à conversa com Stephanie Taylor, uma especialista em saúde e bem-estar da StressNoMore, para tentar descobrir a eficácia dos truques partilhados. Bem como os perigos inerentes.

Leia ainda: Descubra como queimar 20 mil calorias por mês sem sair de casa

1 – Elixir oral
Uma das publicações dá conta de alguém que despejou um frasco de elixir oral para uma embalagem de spray, aplicando depois o conteúdo na queimadura. De acordo com a especialista, é certo que existem ingredientes com propriedades refrescantes. Mas é bom que tenha em mente o teor de álcool e ingredientes como o ácido benzoico. Que podem deixar a pele vermelha e seca. Sem esquecer a vontade de coçar. Ou seja, não serve de nada.

Aplicação de vinagre branco pode originar queimaduras químicas

2 – Vinagre branco
Muitos são aqueles que defendem que um banho de vinagre branco faz maravilhas às queimaduras solares. Já a especialista explica que é um erro fazer isto. Até porque estamos a falar de um produto com uma acidez muito alta e um pH em torno de 2 ou 3. Além de danificar ainda mais a pele, pode dar origem a queimaduras químicas. Prepare-se também para mais dores e um maior desconforto.

Aplicar protetor solar apenas em algumas zonas do rosto é a maior tendência

3 – Protetor solar em algumas zonas
Uma das tendências mais populares passa por aplicar protetor solar (FPS 30) apenas nos pontos altos do rosto. Algo que ajudará a que fique mais bronzeado e com um rosto com mais realce. Algo que é completamente desaconselhado pela especialista. Que alerta para o perigo a longo prazo. Como é o caso do envelhecimento precoce e até aparecimento de cancro de pele. A recomendação é de que use protetores solares com FPS 50 e que o aplique em todo o rosto. Até porque é algo que não impede que se bronzeie.

4 – Nata azeda
Nata azeda é outro dos conselhos dados no TikTok. Com a garantia de que elimina os vestígios de queimaduras solares. A especialista salienta a presença do ácido láctico, que pode remover naturalmente a pele morta. Ajudando ainda ao aparecimento de novas células. Ainda assim, é recomendado que recorra aos produtos tradicionais. E que se mantenha hidratado.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

06-08-2021



RELACIONADOS