Bérgamo é uma das cidades mais bonitas no norte de Itália, tendo a curiosidade de parecer duas cidades numa só. A Cidade Baixa (Città Bassa) é moderna, com grandes avenidas e arranha-céus. A Cidade Alta (Città Alta) é o oposto, destacando-se pelos prédios históricos medievais e pelas ruelas ideais para serem exploradas calmamente, a pé. Sem dúvida que é bastante mais interessante explorar a Cidade Alta, que conta com bastantes atrações que não pode perder.
Bérgamo é um paraíso para quem gosta de doces
A Cidade Alta fica numa colina cercada por uma muralha medieval. A melhor forma de lá chegar é de funicular, entrando na parte medieval pelo Palazzo Roncalli, através de uma porta que abriga o relevo de um leão a Porta S. Alessandro. Ali perto fica a igreja de Santo Spirito, construída em estilo renascentista no século XVI.
A praça principal é a a Piazza Vecchia, datada do ano 400. No centro, existe uma fonte de água potável e não faltam bons restaurantes e cafés. Nesta praça destaca-se ainda a Torre del Comune, que no topo possui um relógio e um sino. Antigamente, o sino tocava às 22h00 para avisar a população de que os portões iam fechar e que a partir dessa hora não se poderia entrar nem sair da Cidade Alta. Hoje em dia, o sino continua a dar 100 badaladas às 22 horas, mas as pessoas podem entrar e sair à vontade. Leia mais aqui sobre este destino.