5 alimentos que ajudam a reduzir significativamente os níveis de colesterol

5 alimentos que ajudam a reduzir significativamente os níveis de colesterol

Lifestyle

5 alimentos que ajudam a reduzir significativamente os níveis de colesterol

O colesterol em excesso no sangue pode provocar a ocorrência de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, pelo que é importante saber como o controlar.

Artigo de Hugo Mesquita

06-01-2020

A palavra por si só assusta. O colesterol é um dos fatores de risco mais bem conhecidos para a ocorrência de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, pelo que é natural que se dê uma importância redobrada ao controlo efetivo dos seus níveis no organismo.

Leia ainda: 5 doenças perigosas que os animais domésticos podem transmitir

Além de ser importante fazer análises com frequência, importa também saber que tipo de comportamentos devemos adotar para que os níveis no sangue não sejam motivo de preocupação. O tabagismo ou uma dieta pouco saudável são exemplos de comportamentos que devemos evitar.

Existem também alguns truques que ajudam a controlar os níveis. Um deles é a ingestão de determinados tipos de alimentos. O Sistema Nacional de Saúde Britânico fez uma lista com  alguns desses alimentos.

Veja o vídeo:

Alimentos que ajudam a baixar os níveis de colesterol:

Fruta. Além de apresentar níveis baixos de gordura saturada e um elevado teor de vitaminas e minerais, a fruta é também uma importante fonte de fibras solúveis que combatem o colesterol.

Aveia. É rico em fibra e, por isso, importante para quem quer adotar uma dieta equilibrada. Além disso, impede a absorção do colesterol.

Veja também: 10 dicas para ter um 2020 cheio de coisas boas

Vegetais. Fazem todos bem à saúde e as ervilhas, a batata doce, a beringela, o quiabo e os brócolos, em particular, ajudam a diminuir consideravelmente os níveis.

Frutos secos. São uma importante fonte de proteína e, além disso, previnem o aumento do colesterol.

Soja. Os alimentos à base de soja são importantes no combate aos altos níveis de colesterol por serem pobres em gorduras saturadas. Além disso, já vários estudos associaram o consumo de certas proteínas presentes na soja com a diminuição dos níveis de colesterol.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

06-01-2020



RELACIONADOS