4 alimentos que ajudam a aumentar a ansiedade

4 alimentos que ajudam a aumentar a ansiedade

Lifestyle

4 alimentos que ajudam a aumentar a ansiedade

São tempos de grande preocupação que aumentam consideravelmente os níveis de ansiedade, alimentada também por uma sociedade que potencia cada vez mais o stress.

Artigo de Equipa Paraeles

24-11-2023

Vivemos tempos difíceis. Depois da pandemia do Covid-19 (que ainda não terminou e que em muitos casos alterou por completo a vida de muitos), juntamos agora uma guerra na Europa, bem perto de nós, que ainda não sabemos muito bem como se vai desenvolver. São tempos de grande preocupação que aumentam consideravelmente os níveis de ansiedade, alimentada também por uma sociedade que potencia cada vez mais o stress. Como evitar? Existem várias dicas que podemos seguir, mas neste artigo vamos focar-nos na alimentação.

Leia ainda: O segredo para melhorar a memória já faz parte do seu dia a dia

Sim, é estranho, mas a verdade é que existem alimentos que potenciam a ansiedade e que, por isso, devemos evitar. Ainda mais, claro, se formos pessoas com tendência para serem mais ansiosas. A isto, claro, e porque também ajuda, devemos sempre seguir uma dieta equilibrada. As mais-valias são muitas e aplicam-se também nesta questão. Mas foquemo-nos nos alimentos que aumentam a ansiedade. Sabe quais são? Damos 4 exemplos.

4 alimentos que ajudam a aumentar a ansiedade

Café. Os alimentos ricos em cafeína estão no topo entre aqueles que aumentam a ansiedade, naturalmente. Isso deve-se, sobretudo ao facto de reduzirem a produção de serotonina (conhecida como a hormona da felicidade), que em casos extremos pode mesmo provocar estados depressivos.

Doces. Os alimentos doces fazem com que os níveis de açúcar no sangue subam e desçam de forma bastante drástica, fazendo também com que a energia atinja picos altos e baixos. Ora, quando estes níveis estão mais em baixo, a ansiedade sobe. Existem vários estudos que já associaram o consumo de grandes quantidades de açúcar com estados de irritabilidade, preocupação e até mesmo tristeza.

Leia ainda: Aprenda o truque que ajuda a adormecer mais rapidamente

Bebidas alcoólicas. Falando novamente na serotonina, o álcool altera os seus níveis e a função dos neurotransmissores do cérebro, o que faz com que a ansiedade suba. Além disso, o álcool pode ter um impacto significativo na hidratação do organismo e no sono e, consequentemente, desencadear reações ansiosas.

Hidratos de carbono. Falamos de alimentos que contêm pouca quantidade de fibras, vitaminas e minerais, e que estão bastante presentes na nossa dieta, como por exemplo o pão branco. Ora, a ciência já comprovou que este tipo de alimentos provocam um aumento da ansiedade e da depressão, principalmente nas mulheres. E isto sem falar dos outros problemas que colocam à nossa saúde.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

24-11-2023



RELACIONADOS