Visita guiada pelas cidades onde Portugal vai jogar no Mundial

Visita guiada pelas cidades onde Portugal vai jogar no Mundial

Lifestyle

Visita guiada pelas cidades onde Portugal vai jogar no Mundial

A menos de um mês de começar a caminhada portuguesa no Mundial, damos a conhecer as cidades russas que vão receber a seleção portuguesa.

Artigo de Hugo Mesquita

17-05-2018

Portugal inicia a sua caminhada no Mundial da Rússia em Sochi, a 15 de junho, num jogo contra a congénere Espanha. Mas esta será apenas a primeira cidade russa que a seleção de todos nós irá visitar durante a fase de grupos. Também a capital, Moscovo, e Saransk vão receber a equipa portuguesa nos outros dois jogos desta fase da competição, frente a Marrocos (20/6) e Irão (25/6). Já a base da equipa, “a nova Marcoussis”, será sediada em Kratovo, nos arredores de Moscovo.

Importa por isso conhecer um pouco melhor estas cidades que vão acolher os portugueses e perceber o que têm para oferecer para aqueles que têm intenção de acompanhar a equipa durante esta jornada que esperamos que seja de grande glória.

Sochi

Esta cidade russa ficou conhecida mundialmente por ter recebido os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Mas não estamos necessariamente a falar de uma cidade com temperaturas muito baixas, bem pelo contrário. Sochi é conhecida como a riviera russa. No verão tem temperaturas a rondar entre os  26 e os 32 graus celsius e tem várias praias banhadas pelo Mar Negro. Digamos, de forma muito simplista, que é o Algarve dos russos.

Mas nem só de praias se faz valer esta cidade. A nível cultural, Sochi tem muito para oferecer. Desde logo, a Casa de Férias de Estaline, uma das figuras de maior relevo da história daquele país, mas também o Museu Histórico de Sochi, uma das atrações turísticas mais antigas da cidade, e o Museu de Arte, um verdadeiro espelho da arte da Europa de Leste.

Outros locais que podem merecer o seu interesse são a Catedral do Arcanjo São Miguela igreja ortodoxa mais antiga da região do Mar Negro (1890), o Jardim Botânico de Sochi, que conta com mais de 1500 espécies de plantas, e os Parques Sochi e Amphibius, o primeiro um parque de diversões e o segundo um parque aquátaico.

Moscovo

É a sétima maior cidade do Mundo e uma das mais emblemáticas do Leste da Europa. Locais para visitar não faltam à capital russa, que está agora mais aberta e é cada vez mais um destino para muitos turistas. A cidade alia o melhor do tradicional, com toda a sua história, com a supermodernidade de qualquer grande aglomerado cosmopolita.

O Kremlin é a imagem de cartaz de Moscovo. A residência oficial do presidente da Rússia é também um complexo com várias galerias, museus e até catedrais. Falando em catedrais, não há como não visitar a Catedral de S. Basílio, localizada na Praça Vermelha, uma obra que data de 1555 para celebrar a vitória de Ivan, o Terrível, sobre os mongóis. A Praça Vermelha é de resto um pedaço da História Mundial, que guarda também o mausoléu de Lenine.

Entre muitas coisas, a Rússia é conhecida pelo ballet. Por isso, outro ponto de interesse importante da cidade é o Teatro do Ballet Bolshoi, que exportou para todo o mundo clássicos como “Lago dos Cisnes”, “Quebra-Nozes”, “A Bela Adormecida” ou “Romeu e Julieta”.

Não pode deixar Moscovo sem provar a grande oferta de vodka, bebida típica do país, e caviar, também popular na região devido à sua abundância no mar Cáspio.

Saransk

Saransk é a menor cidade daquelas que vão acolher jogos do Mundial, mas nem por isso deixa de ser um local com muito por conhecer. A cidade é também ela um museu ao ar livre dedicado período do imperialismo russo, mas foi também um local importante durante a industrialização do regime comunista.

Um dos locais mais emblemáticos da cidade é a catedral ortodoxa em homenagem a Fyodor Ushakov, um antigo comandante da marinha russa. Apesar de ter sido concluída apenas em 2006, a obra chama a atenção pelas características da arquitetura da época do império russo.

O grande trunfo desta cidade são o grande número de museus que alberga. Aconselhamos uma visita ao Museu de Cultura Folclórica da Mordovia, ao Mordovian Erzia Museum of Visual Arts e ao Museu Alexander Polezhaev.

Veja na galeria fotos das três cidades

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

17-05-2018



RELACIONADOS