Vai ter aulas de spinning? Temos dicas para si

Vai ter aulas de spinning? Temos dicas para si

Desporto

Vai ter aulas de spinning? Temos dicas para si

As aulas de grupo têm tido uma óptima adesão em muitos ginásios e centros de fitness. Uma delas, e provavelmente a mais conhecida, é a aula de spinning. Saiba tudo sobre benefícios que isso lhe pode trazer, bem como algumas dicas úteis para a pedalada que se avizinha.

Artigo de Francisco Correia

21-07-2017

É só sentar e dar ao pedal. A aula de spinning é um exercício que não exige grande coordenação motora como andar de bicicleta, mas é um autêntico queima calorias. Segundo alguns estudos, uma hora de spinning pode queimar cerca de 570 calorias nas mulheres e 870kcal aos homens, o equivalente a qualquer coisa como saltar à corda durante duas horas ou a uma caminhada de quatro horas. As aulas de grupo promovem a diversão (leve-a consigo!), a competitividade e não vai dar conta que o tempo passa.

As aulas de spinning é uma atividade que trabalha o tronco, especialmente as zonas abdominal e lombar, e a zona superior pernas. Já está com vontade de pedalar? Leia as nossas dicas.

Chegue sempre com antecedência às aulas. Os ginásios e centros de fitness são espaços movimentados, especialmente depois das ‘horas de ponta’, e o tempo das sessões de treino estão contados. Ao chegar cedo à aula de spinning pode ajustar bem o banco e o guiador, que devem estar à mesma altura. Se estiver muito baixo, isso não é nada bom para as suas costas. Não se esqueça que, ao posicionar o banco, tem de verificar se as pernas ficam totalmente estendidas enquanto pedala. Evite balançar o corpo enquanto pedala.

Atenção ao seu posicionamento. Para exercitar os seus abdominais e ter bons resultados no futuro é bom que esteja bem sentado no banco da bicicleta de spinning. É preciso sentar-se de maneira a inclinar ligeiramente a pélvis para trás, para permitir que o cóccix fique para cima. Flexione os cotovelos, fixe bem os punhos nos apertadores da bicicleta e relaxe os ombros sem os encolher. Considere em utilizar um banco de gel ou ainda mais acolchoado.

Siga a programação da aula. Em aulas que envolvem aparelhos, a dificuldade dos exercícios pode ser ajustada. No caso do spinning, poderá haver as chamadas sessões ‘de montanha’, onde o pedalar é mais intenso. Debite uma intensidade uniforme a todos os níveis de aula.

E claro, nunca se esqueça de ir hidratado, levar uma toalha e saber se está em boas condições físicas para participar nestas aulas.
Veja também:



Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Francisco Correia

21-07-2017



RELACIONADOS