A trivela de Quaresma e mais 6 truques preferidos dos craques

A trivela de Quaresma e mais 6 truques preferidos dos craques

Desporto

A trivela de Quaresma e mais 6 truques preferidos dos craques

Quaresma levantou o estádio no jogo contra o Irão com uma trivela de outro mundo, um recurso técnico que domina por completo. Conheça os “truques” de alguns dos melhores jogadores do mundo.

Artigo de Hugo Mesquita

28-06-2018

O mundo rendeu-se ao cigano. Num jogo de qualidade algo sofrível, entre Portugal e o Irão, foi Ricardo Quaresma aquele que mais brilhou, num papel que tem sido de Cristiano Ronaldo, mas a que o jogador do Besiktas não é totalmente alheio. Para quem bem conhece o craque, já sabe que brilhar é com ele. O recurso técnico mais famoso do jogador, e aquele que executa com maior mestria é sem dúvida a trivela.

Os grandes jogadores são assim mesmo. Jogadores que se destacam por fazer algo muito melhor que os outros. No caso de Quaresma temos a trivela, mas há mais exemplos no mundo do futebol.

Di María

O craque argentino não está a passar uma boa fase. O rendimento na seleção tem sido muito criticados pelos argentinos e no PSG o antigo jogador do Benfica tem sido “abafado” por outros craques da equipa como Neymar e Mbappé. Apesar disso, não há ninguém que faça o movimento de letra, também conhecido como “rabona”, como ele.

Arjen Robben

Aos 34 anos, Arjen Robben pode se orgulhar de ter uma carreira com muitos golos. São 138 golos só ao serviço do Bayern Munique. O mais curioso é que os golos do holandês são quase todos tirados a papel químico. Vindo da direita, corta para o meio e chuta ao poste mais distante com o pé esquerdo. Simples, mas bastante eficaz.

Philippe Coutinho

O craque da seleção brasileira tem um movimento preferido em muito semelhante ao de Robben. Coutinho parte da esquerda para o meio e faz uso do seu fantástico pé direito. O que difere aqui, para além de ser em lados opostos, é a forma como batem na bola. Robben remata com a parte interna do pé, com mais efeito, enquanto que o brasileiro remata mais com o peito do pé. O jogador do Bayern Munique remata mais em jeito, já o brasileiro fá-lo mais em força.

Lionel Messi

Os atributos técnicos de Messi são mais que muitos e torna-se quase injusto destacar um. Para além do seu drible curto, de bola colada ao pé, algo que lhe é muito característico são os golos em que pica a bola no um-contra-um com o guarda-redes. Parece sempre que o remate vai ser bloqueado pela mancha do guarda-redes, mas inevitavelmente acaba quase sempre por terminar nas redes.

Neymar

Outro jogador com muitos recursos técnicos, talvez aquele que tem um maior leque de opções no reportório. Mas há um movimento que lhe é muito característico. A receção da bola de primeira, no ar, em letra. É com larga margem uma das técnicas mais entusiasmantes do futebol atual.

Cristiano Ronaldo

O melhor jogador português de todos os tempos foi mudando os pormenores técnicos ao longo da carreira. Aos dribles desconcertantes nos tempos do Manchester United, os passes com as costas, os remates do meio da rua, os tomahawks. Uma gama de recursos sem fim. Uma das técnicas que mais tem acompanhado a carreira do CR7 são as simulações para o lado com o calcanhar, quer seja para passar a bola a um colega ou simplesmente para ultrapassar o adversário.

Ricardo Quaresma

Para terminar, temos o rei da trivela. Recorde o golo que Quaresma marcou pela seleção contra a Bélgica.

Foto: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

28-06-2018



RELACIONADOS