6 dicas para escolher os melhores ténis para correr

6 dicas para escolher os melhores ténis para correr

Desporto

6 dicas para escolher os melhores ténis para correr

Gosta de correr, mas certamente que dispensa bolhas, entorses ou outras lesões. Um bom modo de evitar tudo isto passa por escolher o calçado indicado para a sua corrida. E nós explicamos o que tem de fazer no momento da compra.

Artigo de Bruno Seruca

24-02-2019

Correr é um desporto que não passa de moda. Mas aquilo que os adeptos do running dispensam são coisas como bolhas, entorses e outras lesões. Uma das melhores formas de evitar mal dispensáveis e indesejados passa pelo calçado. Pela escolha certa para a sua corrida. E escolher uns bons ténis vai muito além da cor de que tanto se gosta. Fique a par daquilo que não pode ignorar quando compra uns ténis.

1 – Numeração
Comprar uns ténis de corrida não é o mesmo do que comprar uns ténis para andar diariamente. Porque a correr o pé escorrega diversos milímetros para a frente. Esta distância pode chegar a um centímetro. O indicado é deixar um centímetro entre o dedo grande do pé e o ténis. O que faz com que uns ténis de corrida tenham uma numeração superior ao restante calçado.

2 – Peso
Quando corrermos a onda de choque criada por causa da nossa passada corresponde a aproximadamente três vezes o nosso peso. Esta onda vai do calcanhar ao topo da coluna vertebral. Neste processo são as articulações que têm a função de amortecedor. O calçado deve ter em conta este impacto. Corredores que pesem mais de 80 kg devem privilegiar a amortização. Tenha em conta a amortização extra na zona do calcanhar e na dianteira do pé.

3 – Onde vai correr?
Correr em trilho ou asfalto não é a mesma coisa. Se corre em estrada deve ter em conta a amortização pois este piso é o que gasta sola mais rapidamente. Se corre em trilhos, opte por firmeza do pé e sola serrilhada, que é a mais indicada para os frequentes obstáculos que encontra no percurso.

Existem diversos fatores que não devem ser ignorados no momento de comprar ténis de corrida. Poupa-se dinheiro e evitam-se lesões.

4 – Não esquecer o tipo de passada
Pronador, supinador ou neutro? Estes nomes podem soar estranhos, mas deverá saber de qual grupo faz parte. De forma resumida, os pronadores apoiam mais o lado interno do pé. Os supinadores o exterior. Já os neutros apoiam o pé por igual. Hoje em dia quase todas as lojas estão munidas com equipamentos que permitem determinar o tipo de passada. Um bom truque para descobrir é olhar para a sola do calçado que costuma usar para correr. Conhecer o tipo de passada permite escolher a sola mais indicada.

5 – Compre ténis ao fim do dia.
A melhor altura para experimentar e comprar ténis é ao fim do dia. Depois de meia hora a correr, o pé tem tendência para ficar amassado. Como à noite os pés estão inchados, esta é a melhor altura para escolher o modelo que vai comprar.

6 – Está na altura de mudar de ténis?
Os ténis de sola espessa estão preparados para percorrer entre 1500 e 2000 quilómetros. Calçados mais leves (de competição) não devem ultrapassar os 500 quilómetros.

Agora que já sabe tudo sobre a melhor forma de escolher os ténis adequados, só falta mesmo dar início à corrida. Deixamos uma sugestão de treino.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

24-02-2019



RELACIONADOS