Pessoas que dizem asneiras no ginásio são aquelas que treinam melhor

Pessoas que dizem asneiras no ginásio são aquelas que treinam melhor

Desporto

Pessoas que dizem asneiras no ginásio são aquelas que treinam melhor

Dizer asneiras é algo que pode ser muito libertador e se for feito no ginásio pode mesmo ser sinónimo de um melhor treino.

Artigo de Bruno Seruca

10-11-2019

Existem estudos que defendem que dizer palavrões é algo que consegue ser libertador. Mas quando o tema é o treino físico, dizer asneiras ajuda a que o treino seja melhor. Aliás, de acordo com a ciência, aqueles que o fazem no ginásio são mesmo os que retiram melhor proveito dos treinos.

Investigadores da Keele University e da Long Island University, ambas situadas nos Estados Unidos da América, uniram esforços para realizar um estudo que concluiu que aqueles que usam palavrões durante o treino têm um melhor desempenho muscular. Algo que descobriram durante um teste de potência anaeróbica de alta intensidade, realizado em bicicletas estáticas.

Junte-se a nós no Instagram

“O aumento do desempenho muscular bate certo com as nossas previsões e com outros estudos que defendem que dizer asneiras pode desencadear um processo de resposta muitas vezes descrito como fuga ou luta”, explicam os investigadores. Que referem ainda que o som e articulação dos palavrões têm um efeito particular que não se encontra em outras palavras. Sendo muitas vezes acompanhados por uma explosão de ar. O detalhe que poderá fazer a diferença.

Leia ainda: Tabata é o treino ideal para perder peso

Os investigadores avançam ainda com outras conclusões. “Dizer palavrões aumenta a tolerância à dor, aumenta a frequência cardíaca e diminui a perceção à dor quando comparado com a ausência de asneiras”, explicam. A explicação poderá estar relacionada com o facto de as asneiras induzirem a resposta de luta ou fuga. Anulando assim a ligação entre o medo da dor e a perceção da mesma.

Fotos: iStock by Getty Images

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

10-11-2019



RELACIONADOS