Os emprestados que podem voltar a Benfica, Sporting e FC Porto

Os emprestados que podem voltar a Benfica, Sporting e FC Porto

Desporto

Os emprestados que podem voltar a Benfica, Sporting e FC Porto

Saiba quais são os nomes que estão na calha para voltar a casa.

Artigo de André Cruz Martins

30-05-2018

FC Porto, Benfica e Sporting tiveram um total de 99 jogadores emprestados nesta época, mas apenas uma ínfima parte parece reunir condições para regressar a casa. Vamos analisar o panorama clube a clube.

O Benfica foi o clube que cedeu mais futebolistas, um total de 39 (19 a emblemas portugueses e 20 a formações estrangeiras). O italiano Bryan Cristante foi quem jogou mais – 47 partidas ao serviço da Atalanta com um total de 3713 minutos, com 12 golos marcados. O médio foi o segundo melhor marcador dos emprestados dos encarnados, apenas atrás de Talisca, que apontou 19 golos.

Yuri Ribeiro deve ser caso único no Benfica

No entanto, nem Cristante nem Talisca vão regressar à Luz na próxima temporada. O primeiro viu a Atalanta exercer a cláusula de opção de compra, no valor de 5 milhões de euros e os italianos estão muito próximosa de transferir o jogador para a AS Roma, por 26 milhões de euros, podendo ultrapassar ligeiramente os 30 milhões se alguns objetivos forem atingidos. Como se percebe, trata-se de um péssimo negócio para o Benfica, que ainda assim, receberá mais 3,9 milhões de euros, a juntar aos 5 que já tinha encaixado.

Quanto a Talisca, o Besiktas tem até ao final de maio para acionar a cláusula de opção de compra no valor de 21 milhões de euros e, tal como sucedeu no caso da Atalanta, poderá ficar a rir-se, vendendo o atleta por um valor bem mais elevado. Pretendentes não faltarão, com Juventus, Manchester United, AS Roma e FC Liverpool a serem os clubes mais falados. Caso o Besiktas não exerça a cláusula de opção de compra, o Benfica exigirá 40 milhões de euros pelo passe do brasileiro.

Quem também fez uma excelente temporada ao serviço do Rio Ave foi Yuri Ribeiro, lateral esquerdo que já viu o Benfica confirmar o seu regresso para integrar o plantel da próxima época e até com honras de apresentação oficial. O internacional sub-21 deverá mesmo ser o único emprestado a regressar e poderá, quem sabe, agarrar o lugar de titular, caso se confirme a saída de Grimaldo.

Refira-se que Carlos Ponck foi o emprestado a um clube português com mais tempo de utilização, tendo somado 3120 minutos ao serviço do Desportivo de Chaves. No entanto, os elementos para o centro da defesa deverão ser Jardel, Rúben Dias, o já contratado Conti e um quarto elemento, a escolher entre o jovem Ferro e o veterano Luisão, podendo até dar-se o caso de os dois integrarem o plantel.

Dupla nigeriana volta ao FC Porto

O FC Porto emprestou 31 jogadores, dos quais 16 em Portugal e 15 no estrangeiro. O mais utilizado foi o médio ofensivo Quintero, com um total de 3354 minutos em 49 jogos, ao serviço do Boca Juniors e Independiente, com 17 golos marcados, que também lhe valeram o “título” de melhor marcador. No entanto, o médio ofensivo colombiano, que está pré-convocado para o Campeonato do Mundo, dificilmente regressará aos dragões, onde nunca se conseguiu afirmar nas épocas de 2013/14 e 2014/15.

Por incrível que pareça e mesmo tendo regressado no final de janeiro ao FC Porto, Gonçalo Paciência foi o futebolista cedido pelos dragões a emblemas nacionais que somou mais minutos e jogos (1905 minutos em 25 partidas), com 11 golos marcados. Algo que diz muito sobre a pouca qualidade da época realizada pela generalidade dos outros 15 futebolistas emprestados a clubes portugueses.

Quem parece ter grandes hipóteses de voltar a casa, de acordo com as notícias dos últimos dias, são o central nigeriano Chidozie (1528 minutos em 23 jogos pelo Nantes) e o médio seu compatriota Mikel Agu (2002 minutos em 24 jogos pelos turcos do Bursaspor, com três golos apontados). “Se não for para ficar no FC Porto, prefiro ser vendido a emprestado”, referiu este último na passada segunda-feira.

Os extremos Fede Varela e Galeno, apesar de não terem estado em grande plano no Portimonense, clube a que estiveram cedidos desde janeiro, vão ser chamados por Sérgio Conceição para a pré-temporada, o mesmo sucedendo com o ponta de lança André Pereira, que esteve a nível razoável ao serviço do V. Setúbal (888 minutos em 13 jogos, com quatro golos).

Quem parece ter perdido espaço no FC Porto foi o promissor avançado Rui Pedro, depois de uma cedência para esquecer ao Boavista. Só marcou um golo em escassos 588 minutos de utilização e, nas redes sociais, classificou esta época como a pior da carreira.

Geraldes e Matheus são aposta do leão

O Sporting cedeu 29 jogadores, 20 a clubes portugueses e nove a emblemas estrangeiros. Estão confirmadas as presenças no plantel de 2018/19 de Francisco Geraldes (2935 minutos em 38 jogos pelo Rio Ave, com 4 golos marcados) e Matheus Pereira, que foi a grande figura do Desportivo de Chaves, tendo somado 2397 minutos em 30 encontros, com oito golos apontados.

Carlos Mané ainda não está garantido no plantel, mas vai fazer a pré-época e tentar convencer o treinador, qualquer que ele seja. Jefferson, defesa esquerdo que esteve emprestado ao Sp. Braga, foi o atleta mais utilizado (3540 em 39 partidas) e caso Jorge Jesus não continue no comando técnico dos leões, poderá ser, quem sabe, outro dos atletas a regressar, concorrendo com Lumor, isto porque Fábio Coentrão muito dificilmente continuará em Alvalade. E para esta posição existe ainda Jonathan Silva, que foi “devolvido” pela AS Roma, onde cumpriu apenas dois encontros, no total de 110 minutos.

O defesa central Domingos Duarte (2857 minutos em 32 jogos pelo Desportivo de Chaves) também parece ter algumas hipóteses de regressar. Entre os atletas emprestados a clubes estrangeiros, o mais utilizado foi o búlgaro Slavchev, com 2003 minuto em 27 jogos ao serviço do Lechia Gdansk, não estando totalmente afastada a hipótese de realizar a pré-época.

Isto sem esquecer a questão das possíveis rescisões pedidas pelos jogadores do atual plantel. Imaginando um cenário de haver vários pedidos, isso aumentaria, em teoria, a hipótese de alguns emprestados voltarem a casa.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

30-05-2018



RELACIONADOS