Com origens na Tailândia, o Muay Thai é uma arte marcial muito intensa. Aqui vale quase tudo desde que seja com o corpo sendo objetivo primordial potenciar a defesa pessoal. Ao praticares esta atividade, fomentas características como flexibilidade e agilidade, sempre com o intuito de te esquivares o mais rapidamente possível ao oponente.
Conhecido como a “arte das oito armas”, o Muay Thai combina técnica com força de membros, especialmente punhos, cotovelos, pernas e joelhos. Se pensas iniciar-te nesta atividade, é aconselhável combiná-la com treinos de ativação muscular. No início podes não estar na forma pretendida mas irás aumentar o nível gradualmente.
Atrás de um bom treino está um bom cuidado com o corpo. Tem uma boa alimentação e faz os devidos alongamentos antes e depois do treino, em prole do bem-estar das articulações. Caso necessites de uma ajuda extra, considera tomar algum suplemento.
A disciplina que as artes marciais incutem irá ensinar-te a canalizar a energia da forma mais correta e, acima de tudo, a respirar bem. Inspira antes de desferires um golpe e expira depois. Assim, evitarás a famosa e incómoda “dor de burro”.
Usa um espelho e treina a tua postura, de ombros erguidos, costas direitas e com firmeza. Serão esses detalhes que te farão mais tarde ganhar um combate. Em caso de dúvidas, ouve atentamente o instrutor pois ele será a pessoa mais indicada para te apoiar no início à modalidade. Se sentires que estás a fazer algo errado, pede-lhe esclarecimentos e repete os exercícios caso necessário.
Apesar da exigência e intensidade, não és obrigado oficialmente a entrar no ringue ou em competições de Muay Thai. Posto isto, “corpo à obra”!
Vê também: